Outras

II Mostra Intermunicipal Mulheres na Ciência: exposições estão abertas ao público até sexta-feira (19)
18-10-2018 15:34

A exposição dos projetos da II Mostra Intermunicipal Mulheres na Ciência: Protagonismo e Reconhecimento teve início nesta quarta-feira (17/10) no Ginásio de Esportes Ney Braga II. É a segunda vez consecutiva que o município de São José dos Pinhais realiza um evento dessa proporção.



A Mostra tem como objetivo socializar trabalhos pedagógicos realizados nas Unidades de Ensino, debater o papel da mulher na história e na produção de ciência, despertar interesse em meninas nas áreas científicas e dar visibilidade à mulher em áreas onde há pouca representatividade. O evento promovido pela Secretaria de Educação faz parte das ações que estão ocorrendo por todo o Brasil para contribuir com a divulgação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018 que teve início no dia 15 de outubro e vai até dia 21, esse ano o tema escolhido para debates foi ‘’Ciência para a redução da Desigualdade’’.



A Mostra que visa conscientizar a comunidade sobre as questões de gênero e o papel da mulher na sociedade, em especial a mulher negra, receberá a visita de alunos das Unidades de Ensino dos municípios de São José dos Pinhais e Pinhais-PR, além da comunidade em geral e de algumas instituições de ensino superior. O início da exposições dos projetos contou com apresentações culturais das escolas: Papa Paulo VI, Madre Paulina, Maria Derocco Persegona e M. Leci Caldeira.



A professora Edicléia Xavier da Costa discursou na abertura da Mostra, em sua fala ela abordou a importância do trabalho dos professores. ”Não teria essa Mostra de tão grande tamanho se não tivesse o empenho de cada profissional da educação que aqui está, de cada criança que pôde comparecer, então quero dizer é que o que nós veremos aqui são experiências riquíssimas e que nós queremos que continue”.



Esse ano, 105 instituições estão participando da Mostra Pedagógica e apresentando trabalhos nos estandes. A secretária de Educação, Ema Karam, reiterou em sua fala durante a Mostra a importância da iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) que anualmente realiza essa semana de mostras pedagógicas. Para ela, o evento ”faz com que a gente faça uma reflexão da importância do Ensino Superior olhar para a base. Essa aliança do Ensino Superior com a Educação Básica é fundamental”.



Ema Karam também discursou sobre a relevância do tema e completou ”esse ano o tema é mulher na ciência e ontem quando fizemos a abertura, compusemos a mesa só com mulheres: a secretária de educação de Pinhais, a vice prefeita de Pinhais, a prefeita de Pinhais, a delegada da delegacia da mulher de São José dos Pinhais e eu (secretária de educação). Então, prefeito, nós dominamos ontem! A mesa era exclusiva de mulheres e cada uma pôde contar a sua trajetória de luta que tem feito em nome da mulher.” 



O prefeito de São José dos Pinhais Toninho Fenelon também esteve no evento conferindo o resultado, para ele ”essa mostra pedagógica incentiva, estimula, motiva e acredito que é isso que nós precisamos, que a educação esteja sempre no rumo certo: de formar e construir o cidadão do futuro para que nós possamos viver em uma sociedade melhor.” 

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado