Saúde

Auditoria popular revela melhorias na Saúde em SJP
28-08-2015 16:27

Após 10 meses, a fiscalização realizada por moradores nas Unidades Básicas de Saúde de São José dos Pinhais apresenta resultados positivos. Um relatório, entregue hoje à Secretaria Municipal de Saúde e ao Ministério Público apontam 72% de resolução nos problemas encontrados durante a Auditoria Cívica, projeto nacional que tem SJP como município-teste no Paraná.

O levantamento na Cidade vem sendo feito desde outubro de 2014 em 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Neste período, foram encontrados 320 problemas pontuais, dos quais 233 foram solucionados. “A auditoria dos moradores apresentou um saldo positivo de solução dos problemas na saúde dos postos de São José. E é só dessa maneira, através da participação ativa da sociedade, com o cidadão fiscalizando e reivindicando melhorias, que vamos conseguir melhorar os serviços públicos e a comunidade”, diz o coordenador do projeto no Paraná, Sérgio Butka.

RESULTADOS
Entre os problemas resolvidos estão: melhorias na infraestrutura dos postos, mais agilidade nos atendimentos e na logística e implantação de mais especialidades médicas nas Unidades. “Nas entrevistas feitas pelos auditores muitos usuários expressaram sua satisfação com a melhora significativa. Os profissionais da área também manifestaram seu apoio. A percepção de que são reconhecidos pela população e participantes ativos das melhorias realizadas, motiva sua atuação no cumprimento de sua missão”, diz o relatório.

A ação contou com a participação de 95 moradores voluntários, que finalizaram hoje o relatório final do trabalho. Criada e coordenada pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), de Brasília, e trazida para o estado pela Força Paraná, a Auditoria Cívica na Saúde, tem como objetivo qualificar cidadãos voluntários para fiscalizar a qualidade dos serviços nas Unidades de Saúde e cobrar melhorias das autoridades responsáveis.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado