Saúde

Primeiro caso autóctone de dengue confirmado em SJP
20-02-2019 19:42

O boletim epidemiológico da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta terça-feira (19) aponta o primeiro caso autóctone de dengue – contraído na própria cidade – na Região Metropolitana de Curitiba. O caso foi registrado em São José dos Pinhais. O boletim mostra também que a doença está se espalhando pelo Estado, especialmente nas regiões de Londrina e Maringá.



A secretaria alerta que toda a população deve colaborar para combater os criadouros. No Paraná, já são 346 casos autóctones de dengue, registrados em 63 municípios. Entretanto, há notificações, ainda em investigação, em 275 dos 399 municípios paranaenses. Há uma semana eram 268 municípios com casos suspeitos.



Os novos casos autóctones estão também em Realeza, São Jorge do Oeste, Moreira Salles, Nova Cantu, Umuarama, Cianorte e Florestópolis. Os municípios que estão em situação de epidemia continuam os mesmos: Uraí e Lupionópolis. Somado aos casos importados, o Paraná registra 391 casos da doença.



“Precisamos cada vez mais da colaboração da população, já que os criadouros de mosquitos estão, em na maioria, nas propriedades particulares”, diz a médica veterinária Ivana Belmonte, da Superintendência de Vigilância em Saúde. Ela lembra que as larvas do mosquito podem estar em qualquer tipo de água parada, das maiores às mais insignificantes.



É preciso que os quintais sejam limpos todas as semanas para evitar acúmulo de lixo que possa juntar água. Vasos de plantas também podem conter ovos ou larvas de mosquitos.



“As recomendações são as mesmas e dependem da boa vontade das pessoas individualmente”, destaca Ivana. Ela lembra que ainda estamos longe do final do verão, estação em que os mosquitos se manifestam com mais intensidade.



 



Agência Estadual de Notícias

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado