Saúde

Vacinação pode evitar síndrome tardia da poliomielite
28-08-2015 17:13

Pessoas que tiveram poliomielite há pelo menos 15 anos estão suscetíveis a uma alteração neurológica conhecida como síndrome pós-pólio. O problema se manifesta em homens e mulheres com cerca de 40 anos que, quando foram infectadas pelo vírus da poliomielite, apresentaram forma aguda ou sem sintomas da doença.

O risco da síndrome reforça a importância da vacina contra a poliomielite. A campanha de vacinação contra a doença, direcionada a crianças com idade a partir de seis meses e menores de 5 anos, segue até 31 de agosto, concentrada nos dias úteis, em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Na síndrome pós-pólio, as funções musculares estabilizadas após a recuperação da poliomielite voltam a ser comprometidas após um longo intervalo de tempo. Isso ocorre devido ao desgaste dos neurônios motores que sobreviveram ao vírus da doença e tiveram de “trabalhar mais” para compensar a perda das células afetadas pela pólio.

Sintomas

Os principais sintomas da síndrome são fraqueza muscular progressiva, dores musculares e/ou articulares, atrofia muscular, cãibras, dor de cabeça, dificuldade para deglutir, intolerância ao frio, distúrbios do sono, insuficiência respiratória, depressão e ansiedade – sinais que comprometem a qualidade de vida dos usuários. O diagnóstico é baseado no histórico e no quadro clínico do paciente, já que não há um teste específico para confirmar a síndrome.

Sem um tratamento específico, as dores e o comprometimento da locomoção, provocados pela síndrome pós-pólio, podem ser atenuados com um trabalho multidisciplinar, que envolve atividades aeróbias leves, alongamentos, orientação nutricional, exercícios para a redução do estresse e medicamentos para controlar a dor. Diante da flacidez muscular, o paciente passa a necessitar de equipamentos que deem suporte e auxiliem no deslocamento, como bengala e cadeira de rodas.

A pólio

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa provocada por um vírus, que afeta o sistema nervoso e pode provocar quadros de paralisia. Os sintomas iniciais são febre, cansaço, dor de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos braços e nas pernas. Indicadores apontam que uma em cada 200 pessoas infectadas pelo vírus apresenta paralisia irreversível, geralmente nas pernas.

No Brasil, os dias nacionais de vacinação contra a doença tiveram início em 1980 e este é o 26º ano sem registro de poliomielite no país. Desde 1994, quando recebeu o certificado internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem, o Brasil tem o compromisso de manter ações ativas como forma de evitar a reintrodução do vírus em seu território.

Fonte: Prefeitura de Curitiba
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado