Segurança

Após rebelião, SEJU divulga balanço dos estragos na Penitenciária de Cruzeiro do Oeste
12-09-2014 18:34

Segundo a SEJU, os três blocos da Penitenciária foram depredados. Estrago maior foi verificado no bloco 3, com 30% da estrutura danificados.

Os rebelados quebraram quase todas as lâmpadas da unidade prisional, queimaram colchões. A cobertura do solário também foi completamente destruída.

A verificação dos danos foi feita de maneira preliminar pelo Departamento de Execução Penal. Técnicos da Paraná Edificações, responsável pelo desenvolvimento de projetos e obras, ainda não fizeram a perícia no local, o quer deve acontecer nos próximos dias.

Os presos reivindicavam transferências, 73 foram realizadas nesta quinta-feira, e exigiam melhores condições na unidade. A rebelião em Cruzeiro do Oeste foi a terceira registrada em penitenciárias do Paraná em menos de um mês.

De dezembro do ano passado até agora, o número de motins chega a 18. No período, 27 agentes foram feitos reféns.

A rebelião mais sangrenta do estado dos últimos tempos aconteceu no fim de agosto na Penitenciária Estadual de Cascavel. O motim deixou cinco presos mortos,dois deles decapitados, 25 feridos e teve ainda dois agentes feitos reféns.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná, Antony Johnson, afirmou que por conta da situação nas unidades prisionais, a categoria pode entrar em greve na próxima semana.

Uma assembleia será realizada na quarta-feira em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo estadual.

Nesta sexta-feira, o SINDARSPEN tem uma reunião marcada na sede da Secretaria de Justiça.

Fonte: CBN Curitiba
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado