Segurança

Dois meses de prisão para donos de cães que atacam pessoas
19-09-2008 13:09

Uma das principais causas de afastamento do trabalho entre leituristas, carteiros e lixeiros é o ataque de cães. Na Sanepar, foram cerca de 60 casos em 2007 e outros 30 até agosto deste ano. Na Copel, o registro é de mais de 120 casos até agora e, na Cavo, o número passou de 20. As instituições estão trabalhando juntas para criar uma campanha que estimule a guarda responsável dos animais e reduza o número de vítimas. A pena para quem não cuida de seus animais e permite que acidentes, como as mordidas de cães, aconteçam é a prisão de 10 dias ou 2 meses e multa.

Um projeto da Sanepar, iniciado em 2003, procura conscientizar os donos de cães sobre suas responsabilidades com relação à guarda de seus animais. O trabalho é desenvolvido na Área de Proteção do Iraí e em Piraquara, locais onde estão mananciais que abastecem Curitiba e região.

As atividades educacionais, dem parceria com a Universidade Federal do Paraná, possuem três focos principais: prevenção de acidente com cães, cuidados com a vida do animal e preservação do meio ambiente. “Buscamos criar uma cultura de comportamento para responsabilidade, controle e administração adequada do animal. Na região, além dos ataques serem comuns, também era fácil encontrar cães mortos jogados em rios ou áreas de preservação ambiental. Animais mortos podem comprometer a qualidade da água”, disse a diretora da DMA, Maria Arlete Rosa.

Os Correios também já criaram trabalhos com lideranças comunitárias, organizando palestra e exposição sobre lesões por ataques caninos, buscando levar informação e conscientização sobre os perigos dos ataques.

Técnicos dessas empresas estão estudando estratégias para promover ações educacionais de prevenção, informação e orientação quanto à responsabilidade sobre a guarda do animal, cuidados com cães, comportamento, perigos e prevenção a acidentes com mordedura canina. As instituições desejam fazer parcerias com outras organizações interessadas no assunto.


Agência Estadual de Notícias
GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.