Segurança

Requião destaca sistema prisional do Paraná como o melhor do Brasil
19-01-2009 15:18

O governador Roberto Requião destacou, nesta segunda-feira (19), durante a reunião da Operação Mãos Limpas, que o Paraná é referência em sistema penitenciário. “Mais uma vez chegamos à conclusão de que o nosso sistema penitenciário é o melhor do Brasil. O Paraná construiu um número considerável de novas penitenciárias. Quando assumimos havia 6 mil vagas, agora, temos 14 mil e, com as penitenciárias previstas chegaremos a 17 mil”, afirmou o governador.

Segundo o secretário da Justiça e da Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga, existe a previsão de construção de cinco penitenciárias: em Foz do Iguaçu, Cruzeiro do Oeste, Londrina, Maringá e Curitiba. “Todas as unidades vão oferecer escolas de ensino fundamental, médio e profissionalizante, além de atendimento jurídico, médico, odontológico, social e pedagógico, entre outros serviços”, completou o secretário.

O desembargador também destacou os canteiros de trabalho disponíveis nos presídios do Estado. Os detentos ganham 75% de um salário mínimo, sendo que, desse valor, 75% vai para a família do preso e 25% é depositado no banco, para que o detento retire quando terminar de cumprir sua pena.

“A atual política penitenciária do Paraná, visa não só o cumprimento da pena, mas o compromisso de proporcionar ações que possam ressocializar o detento, por meio, principalmente, do trabalho e da educação”, afirmou.

No ano passado, três penitenciárias foram inauguradas e uma ampliada, abrindo 2.754 novas vagas no Sistema Penitenciário. Os investimentos do Governo do Paraná totalizaram R$ 37.114 milhões. “Com essas obras, o Paraná consolida as políticas de segurança na área penitenciária, construindo, reformando, ampliando unidades em diversas regiões do Estado”, comentou Braga.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado