Segurança

Sanepar cria oportunidade de trabalho para presidiários
27-08-2008 19:32

A Sanepar e a Secretaria de Justiça assinaram convênio que permite aos presidiários em regime semi-aberto prestarem serviços de jardinagem nas instalações da empresa, em Ponta Grossa. “Os presos recebem cerca de um salário mínimo, e conseguem, dessa forma, fazer uma poupança para quando saírem da prisão”, explica o presidente da Companhia, Stênio Jacob. Os detentos também reduzem o tempo da pena em razão dos dias trabalhados.

Esta ação, entre outras, levou a Sanepar a ser escolhida pela revista Dinheiro como a empresa do ano no critério Responsabilidade Social. A empresa ficou também em segundo lugar em Inovação e Qualidade e em terceiro lugar no ranking das empresas do setor de Serviços Públicos.

O levantamento foi feito pelo Grupo Trevisan e pela Economática, que utilizaram os seguintes critérios para avaliar as empresas: a sustentabilidade financeira, a responsabilidade social, os recursos humanos, a inovação e qualidade, e a governança corporativa.

De acordo com o gerente regional da empresa em Ponta Grossa, Antonio Carlos Havro de Sá, o custo para a execução do serviço é menor do que contratar um prestador de serviço. “Estamos satisfeitos com a qualidade e com a produtividade dos detentos. Por outro lado, estamos contribuindo para o resgate da cidadania e recuperação do indivíduo”, ressaltou.

Sete presidiários já trabalham na limpeza do pátio, corte de grama e demais atividades nas áreas verdes das estações de tratamento de esgoto Tibagi, Ronda, Olarias, Cara-Cará, Congonhas, Verde e Gertrudes. Eles também fazem o mesmo trabalho em outras unidades como na Estação de Tratamento de Água Jardim Carvalho e nos cinco reservatórios instalados na cidade, totalizando mais de 65 mil metros quadrados de área verde.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado