Segurança

Sistema Penitenciário do Paraná completa 101 anos
23-09-2009 20:11

O Departamento Penitenciário do Paraná, vinculado à Secretaria da Justiça e da Cidadania, registrou o 101.º aniversário do sistema prisional do Estado. Servidores assistiram à palestra e mostra de um vídeo, que resgata a história dos presídios paranaenses, no Palácio das Araucárias, na manhã desta quarta-feira (23).

O secretário da Justiça em exercício Luiz Carlos Giublin Júnior dividiu historicamente o Sistema Penitenciário em fases. “Nos 75 anos iniciais, existiam apenas quatro unidades em Curitiba e Piraquara (Região Metropolitana da Capital) e, até 1984, cerca de dois mil presos. A partir desse ano até 1993, no primeiro mandato de Roberto Requião, houve o início do processo de interiorização das penitenciárias, com a inauguração de uma unidade em Londrina. No período subseqüente, até 2002 foi expandido para outras regiões”, detalhou.

Desde 2003, houve uma reforma da política penitenciária paranaense, com a criação de oito mil vagas. “Hoje temos 14,5 mil prisioneiros, com a implantação de 12 presídios, somente nos últimos sete anos. Foram criadas, neste Governo, 120% mais vagas que em toda a existência anterior do Sistema Penitenciário do Paraná”, afirmou Giublin. Ele completou que a situação atual do sistema coloca o Estado como modelo para o País.

RESSOCIALIZAÇÃO – Para o coordenador-geral do Depen-PR, Cezinando Paredes, o programa de ressocialização de presos é o principal objetivo da política penitenciária estadual. “É preciso ofertar estudo, trabalho e curso profissionalizante ao apenado, a fim de que ele possa retornar à sociedade com possibilidades de exercer seu papel de cidadão”, enfatizou. “O investimento em funcionários e na infraestrutura de nossas penitenciárias, com salas de aula, bibliotecas, atendimento de saúde e odontológico, assistência social e jurídica é o compromisso de qualidade no tratamento penal”, completou o coordenador.

Responsável pela comissão “Resgatando Nossa História”, Felis Russi Filho, apresentou vídeo com fotos e imagens do Sistema Penitenciário do Paraná. “Pretendemos todo ano, lembrar a data com algum tipo de comemoração, a exemplo do ano passado, quando organizamos uma exposição, mostrando uniformes, meios de transportes, documentos e todo acervo dos presídios paranaenses dos últimos 100 anos”, explicou Felis.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado