Segurança

Trânsito matou 536 mil no Brasil na última década
18-08-2014 22:02

Uma pesquisa do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostra que 536 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil nos últimos dez anos (2003/2013), enquanto dois milhões ficaram feridas. Neste período, foram registrados 13 milhões de acidentes, sendo 8,1 milhões sem vítimas.

O levantamento teve como base a Seguradora Líder Dpvat, responsável pelo pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. “É um número assustador de mortos, mas ninguém dá a menor bola para isso. As pessoas acham que faz parte da vida, mas é uma cidade de grande porte que faleceu nos últimos dez anos”, destaca o professor de engenharia de transporte da Coppe, Paulo Cézar Ribeiro, o responsável pela pesquisa.

“Ninguém apoia acidentes de trânsito. Todo mundo é contra, mas as pessoas continuam dirigindo perigosamente e construindo vias ruins. É preciso mapear. Cada acidente tem que ser analisado, para definir se o motorista foi imprudente, se a estrada é perigosa, se a velocidade máxima está alta”, reforça Ribeiro.

19,9 MORTOS/100 MIL HABITANTES
A pesquisa traz dados da Organização Mundial de Saúde, que comparam as mortes registradas no Brasil com os outros países. Enquanto aqui há 19,9 mortos no trânsito para cada 100 mil habitantes, outros países registram números bem menores, como Estados Unidos (12,3), Finlândia (6,5), China (5,1) e Reino Unido (2,86). A pesquisa afirma que, se a OMS usasse os números do Dpvat, a proporção subiria para 30,9 em 2012. As informações são da Agência Brasil.


Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado