Serviços Públicos

Copel investe R$ 13 milhões para reformar subestação em Morretes
25-09-2012 14:25

A Copel vai investir R$13 milhões para reformar e modernizar a subestação de Morretes. A principal obra de melhoria será a construção de um novo setor de 138kV, que contribuirá para a confiabilidade do sistema elétrico. Os moradores de Antonina e Morretes serão beneficiados com a melhoria na qualidade do fornecimento de energia e, em caso de falta de eletricidade, com mais rapidez no restabelecimento da luz.

Após a conclusão da obra, a subestação de Morretes vai operar conectada à Usina Hidrelétrica Governador Parigot de Souza e à subestação Posto Fiscal, em Paranaguá, a maior da Copel no litoral. Juntas, as três unidades formarão uma espécie de anel elétrico.

“Esta obra reforça o sistema elétrico do litoral e permite que o fornecimento de energia para Morretes possa ser feito por duas fontes. Assim, se houver problema em uma delas, podemos utilizar a outra”, explica Francis de Alencar Prado, gerente do Departamento de Operação Leste.

Subestação Móvel - Para manter o fornecimento de energia a cerca de 13 mil moradores das regiões de Morretes e Antonina durante as obras de melhoria, a Copel adquiriu uma subestação móvel com potência de 30 MVA (megavolt-ampère). Trata-se de uma unidade que vai substituir a subestação principal até o início de 2014, quando devem ser concluídas as obras de modernização.

A unidade móvel, que começou a funcionar na última terça-feira (18), é totalmente automatizada e será controlada remotamente pelo centro de operações da Copel, o que agiliza o restabelecimento de energia em caso de falta de luz.

“É uma preocupação constante da Copel investir em infraestrutura. Com a subestação móvel instalada nesse período de obras, atenderemos a população de uma maneira dinâmica e consistente. Após a reforma da subestação de Morretes vamos melhorar muito o fornecimento de energia à região”, ressalta Glaucio Martinez Lopes, gerente do Departamento de Serviços e Manutenção do Litoral.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado