Serviços Públicos

CRAS Móvel atenderá Área Rural de SJP
20-06-2016 18:40

Um veículo especialmente adaptado para atendimentos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Cyro Pelizzari II foi entregue na última sexta-feira (17) pelo prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim. A Unidade Móvel será exclusivamente destinada para atendimentos na Área Rural de SJP.

Adquirido com recursos vindos do Governo Federal, o CRAS Móvel disponibiliza todos os serviços oferecidos nos outros CRAS, como: atualização do Cadastro Único, pesquisas e encaminhamentos. Equipado com guichês, computadores, televisão, internet e um gerador próprio, o veículo atenderá as comunidades de Cachoeira, Agaraú, Cotia, Marcelino, Campina do Taquaral, Contenda (onde atende Rio de Uma e Roça Velha), Malhada, Campestre (Campestre da Faxina e Faxina), Córrego Fundo, Castelhanos e Campo Largo da Roseira, mas deverá ir a outras localidades onde antes não era possível realizar os procedimentos por falta de espaço apropriado. “Os atendimentos eram realizados em salas emprestadas pelas Unidades de Saúde ou pelas igrejas”, lembra a secretária de Assistência Social, Claudia Lorena Pereira.

Segundo ela, o novo veículo possibilitará o prosseguimento das ações realizadas na Área Rural e o acompanhamento sistemático das famílias inseridas no serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF).

“São José dos Pinhais passa a ser um dos poucos municípios do Brasil a oferecer esse serviço. Além de poder ir até as localidades mais distantes, esta Unidade Móvel representa uma otimização dos recursos, uma vez que não haveria, no momento, a possibilidade de se implantar e equipar CRAS em todas as localidades da região rural”, explica Setim.

BENEFICIADOS
Os beneficiados com a aquisição do veículo serão:
*Famílias inseridas no PAIF, por situação de vulnerabilidade social, seja por questões de renda, de acesso precário às políticas públicas ou de fragilização dos vínculos familiares e comunitários;
*Beneficiários da Prestação Continuada Idoso ou Deficiente (BPC);
*Crianças e adolescentes inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV);
*Beneficiários do Programa Bolsa Família;
*Famílias com renda per capita até ½ salário-mínimo;
*Famílias com perfil para inserção no Cadastro Único do Governo Federal para programas sociais; *Famílias com identificação e/o suspeita de trabalho infantil;
*Famílias judicializadas ou não, encaminhadas pelo Sistema de Garantia de Direitos (Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho Tutelar e Rede Socioassistencial); entre outras.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado