Serviços Públicos

Detran dá mais tempo para motoristas renovarem carteira pela internet
23-10-2013 15:56

As cartas para renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação vão chegar com 20 dias de antecedência na casa dos motoristas paranaenses. A mudança, anunciada nesta quarta-feira (23) pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), dará mais tempo para marcar o exame médico obrigatório. Pelo procedimento anterior, a correspondência é enviada uma semana antes do vencimento da CNH.

A expectativa do Detran é que, com o prazo estendido menos motoristas precisem ir até uma unidades de atendimento para abrir o processo, agendar a consulta médica, refazer a biometria e a fotografia do documento. “Percebemos que algumas pessoas deixam para última hora, perdem prazo para pagar o boleto e, por isso, têm que fazer os procedimentos de forma presencial”, explica o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.

Dados da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) mostram que desde o lançamento, há pouco mais de quatro anos, do programa Detran Fácil, que oferece diferentes serviços pela internet, 523.353 mil pessoas deixaram de ir aos balcões de atendimento. Somente a renovação automática da CNH, lançada em abril de 2012, tirou 114.430 usuários das unidades do Detran.

FUNCIONAMENTO – A principal inovação com o Detran Fácil é a renovação automática da carteira de motorista, por até 15 anos. Assim, um condutor com 19 anos de idade renovará sua CNH automaticamente por duas vezes, de cinco em cinco anos, e só aos 34 anos de idade deverá ir ao Detran para atualizar foto e biometria, dependendo da situação.

Por determinação do Código de Trânsito Brasileiro, o cidadão precisa ir presencialmente a uma clínica médica a cada renovação. No consultório, ele confirma sua identidade pela impressão digital, verificada on-line, e, somente se o resultado do exame médico for positivo, a CNH é expedida.

O processo é simples. O motorista recebe pelos Correios o aviso de vencimento da habilitação, com prazo e código de barras para o pagamento das taxas de renovação, e faz o agendamento do exame médico no site www.detran.pr.gov.br. Depois, se aprovado no exame, recebe a CNH em casa, no prazo de 10 dias úteis.

NÚMEROS - Cerca de 67 mil pessoas recebem o aviso todos os meses, e a estimativa é que pelo menos dois terços optem pela renovação automática, representando mais de 500 mil motoristas por ano a partir de 2014.

“Com a ferramenta on-line, as unidades de atendimento já registraram queda de até 67% no tempo de espera, porque o Detran Fácil evita deslocamentos desnecessários e filas, ao mesmo tempo que aumenta a capacidade de prestação de serviços presenciais. Assim, funcionários deixam de atender os processos que agora são virtuais e podem dedicar-se ao atendimento de outros serviços”, conta o diretor de Tecnologia e Desenvolvimento, Hugo Collodel.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado