Serviços Públicos

Estudantes e movimentos sociais protestam contra aumento de tarifa em Curitiba
25-01-2016 16:55

O movimento “3,80 nem tenta” fez um protesto contra o aumento da tarifa de ônibus na última sexta feira (22). A manifestação se concentrou no centro da cidade e divulgou panfletos com as reivindicações do grupo.

O protesto foi pacífico e durou pouco mais de uma hora. O ato foi organizado por movimentos estudantis e por movimentos sociais que são contra o reajuste da tarifa de ônibus.

Os cerca de 50 participantes se reuniram na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, por volta das 18h e seguiram em passeata pela Rua XV de Novembro até a Praça Santos Andrade. O grupo distribuiu panfletos pela região convocando a população e explicando o motivo da manifestação.

A prefeitura de Curitiba já anunciou que vai ser impossível manter o atual valor da passagem, isso porque em fevereiro a tarifa técnica tem que ser revisada, conforme previsto em contrato. O presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE), Bruno Pacheco, afirma que além de tentar impedir o aumento da tarifa, o movimento pede o rompimento do contrato com as atuais operadoras do sistema.

O presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, Matheus dos Santos, sugere que os contratos das empresas de ônibus passem por um “pente fino” e que, se necessário, uma nova licitação seja feita.

Outro protesto semelhante está previsto para a próxima terça feira (26). O movimento vai fazer uma “aula pública” que deve começar às 17h na Rua XV de Novembro. O ato é organizado pela Frente de Luta pelo Transporte de Curitiba, e de acordo com o presidente da organização, Luiz Fischer, a aula pretende discutir o atual sistema de transporte público da cidade.

Um dos argumentos dos participantes para não reajustar a tarifa cita uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas do Estado na Urbanização de Curitiba S/A e no Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC), em 2013. A análise concluiu que a passagem de ônibus poderia ser R$ 2,25. De acordo com o tribunal, o valor seria alcançado com a retirada ou revisão de alguns itens que compõe a tarifa.

Fonte: Ana Krüger/CBN Curitiba
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado