Serviços Públicos

Ônibus podem parar na quinta-feira (8)
06-01-2015 17:08

O indicativo de greve de motoristas e cobradores da Região Metropolitana de Curitiba está mantido para a zero hora da próxima quinta-feira (8), caso não haja a regularização do pagamento dos trabalhadores pelas empresas do transporte coletivo. O atraso no vale dos funcionários, que deveria ser pago dia 20 de dezembro, motivou o indicativo e a greve deve acontecer se o salário integral não for pago até dia 8. Em São José dos Pinhais, a Auto Viação São José informou que o vale já foi pago em dezembro e o pagamento acontecerá normalmente amanhã, o que pode evitar a greve na Cidade.

De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), o indicativo – aprovado no último dia 29 pelos trabalhadores – está mantido pois a maioria das empresas afirma que o pagamento não sairá no quinto dia útil devido ao atraso no repasse de valores pelo Governo do Estado. Caso os salários não sejam pagos, haverá greve geral. No entanto, estuda-se a possibilidade de realizar a greve apenas com os funcionários das empresas que não fizerem o pagamento – o que excluiria a paralisação em SJP, já que a Auto Viação São José está em dia com os salários - mas a decisão só sairá amanhã.

Atualmente, são cerca de 12 mil os motoristas e cobradores em Curitiba e Região, dois mil apenas em SJP.

EMPRESAS
O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região (Setransp) emitiu nota afirmando que “as empresas vêm realizando todo o esforço possível para pagar seus funcionários e não prejudicar a população, mas agora se chegou a uma situação tal que o caixa de algumas concessionárias está bastante debilitado”.

De acordo com a nota, a dívida do Estado nos repasses continua e atualmente gira em torno de R$ 10 milhões. Se a dívida não for zerada, algumas empresas não terão recursos para honrar a folha salarial.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado