Serviços Públicos

Protesto contra transporte coletivo de SJP irá à Câmara
22-03-2016 19:45

Será logo mais, às 17h, a concentração do protesto contra o transporte público de São José dos Pinhais. Os manifestantes seguirão em passeata do Teatro Sesi, na rua XV, até a Câmara dos Vereadores. Três meses após mudanças drásticas no setor – como fim de linhas, abertura do Terminal Afonso Pena e aumento de tarifas – passageiros reclamam que “em vez de melhorar, o sistema piora a cada dia”.

A afirmação é de Antônio Carlos da Silva, publicitário e um dos organizadores do protesto desta terça-feira (22). “Nossa pauta tem dez pontos e todos são essenciais mas a obrigatoriedade do cartão, o fim da integração no Afonso Pena e o aumento de tarifas são o que vêm trazendo maiores problemas aos usuários”, diz ele.

Segundo o publicitário, a integração via cartão VEM não está funcionando. “Hoje, pela terceira vez, tentei a integração via cartão no Terminal Afonso Pena mas não foi possível”, conta. Silva entrou na linha Independência/Curitiba, nas proximidades da Coca-Cola, e ao tentar a integração com o Afonso Pena/Centro, no Terminal, não conseguiu. “Mandaram procurar um fiscal, mas não tinha nenhum. Já liguei várias vezes na Ouvidoria do cartão VEM mas ninguém atende as ligações.”

Na pauta das reivindicações do protesto estão:
1 - Redução das passagens ao preço anterior ao último aumento.
2 - Recebimento também em dinheiro como pagamento em todas as linhas de ônibus urbanas e metropolitanas.
3 - Integração do Terminal Central e Afonso Pena, incluindo as linhas metropolitanas (Terminal Fechado).
4 - Suspensão das mudanças propostas e realizadas pela COMEC com a participação da Prefeitura de São José dos Pinhais, até que seja feita uma audiência pública com os usuários.
5 - A contagem interna do cartão assim como suas recargas devem ser em unidades de passagem e não em dinheiro.
6 - A Central VEM precisa disponibilizar SAC e/ou Ouvidoria para atendimento aos usuários, com registro de protocolo e ligações gravadas.
7 - Novas alterações e mudanças de linhas, trajetos e tarifas do Transporte Público deverão passar por audiências públicas com os usuários e aprovação final da Câmara Municipal (Aprovação da Lei do Conselho Municipal de Transportes Públicos)
8 - Policiamento e Segurança nos Terminais Afonso Pena e Central
9 - Ampliar o número de Fiscais da Prefeitura no que tange o funcionamento do Transporte Público. (Fiscalização de horários, superlotação, etc).
10 - Pontos de Ônibus dignos para todos.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado