Serviços Públicos

RMC deverá ter até 3 mil novos abrigos de ônibus
25-11-2015 12:29

Os prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) discutiram nesta terça-feira (24) a compra conjunta de abrigos de ônibus por meio de programa da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano, Paranacidade, Fomento Paraná e Secretaria Estadual da Administração e Previdência. O assunto foi tratado durante a 2ª reunião conjunta dos Conselhos Deliberativo e Consultivo da RMC, realizada em Curitiba.

“Em muitos pontos a população fica ao desabrigo. Por meio de um Registro de Preços, juntos, podemos colocar até 3.000 novos abrigos de ônibus na RMC”, disse o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior. “Os serviços têm de ser melhorados e as soluções devem ser encontradas em conjunto, algumas são complexas e outras bem simples”, afirmou o secretário, que participou da reunião de prefeitos, junto com o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Omar Akel.

NOVAS PARCERIAS - Os prefeitos também avaliaram novos planos em parcerias, destinados à mobilidade e transporte, saneamento e meio ambiente, desenvolvimento econômico e social, habitação e desenvolvimento urbano. O encontro também discutiu o sistema do transporte coletivo metropolitano e o equilíbrio econômico-financeiro em função dos aumentos dos insumos e da tributação.

“O Governo do Estado tem procurado fazer as readequações no sistema de transporte que tragam melhorias e, ainda, o menor prejuízo e ônus à população”, afirmou Omar Akel. A licitação do transporte coletivo, cuja modelagem está sendo realizada, e que deverá contar com a participação efetiva dos prefeitos, foi um dos temas da reunião.

Os planos em parceria com os prefeitos devem resultar em uma readequação da rede de transporte urbano, com novos corredores de mobilidade urbana na RMC.

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado