Serviços Públicos

SJP também tem 'catraca livre'
26-06-2014 20:53

As linhas que fazem o transporte metropolitano entre Curitiba e São José dos Pinhais também liberaram as catracas durante toda esta quinta-feira, 26. O motivo foi a paralisação dos cobradores. O protesto pede melhores condições de trabalho aos profissionais do setor. Segundo a Urbs, 95% dos ônibus circularam sem cobrança de passagem hoje. Nos ligeirinhos, os passageiros passavam pela porta ao lado da roleta. A situação deve continuar a mesma nas catracas até amanhã, às 13h30, quando acontece nova reunião entre empresas e sindicato.

A paralisação dos funcionários no transporte coletivo foi decidida nesta madrugada, em assembleias nas garagens de empresas. De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba (Sindimoc), 90% dos funcionários aderiram ao protesto.

Diferente do habitual, a manifestação não foi por aumento de salário (a categoria conquistou reajuste de 9% em maio, após quatro dias de greve). As reivindicações pedem a resolução de problemas relacionados às condições de trabalho dos profissionais.

Além da chamada 'catraca livre' – que atingiu até o ônibus de Turismo da Capital – as linhas tiveram atrasos, sentidos pelos passageiros. As rotas com maior atraso, segundo relatos, foram Posto Paris, Guatupê, Roseira e São José-Urano.

Ninguém da Auto Viação São José foi encontrado pela reportagem do Guiasjp.com para comentar o assunto. A Urbs deve entrar com ação judicial responsabilizando o Sindimoc pelo prejuízo causado pela greve de cobradores, que segundo a Prefeitura de Curitiba foi de R$ 2,484 milhões.

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) expressou, por nota, repúdio à atitude do Sindimoc, que julgou "irresponsável". A Setransp disse ainda que liberou 100% da frota de ônibus para circulação, "em respeito à população e para não prejudicá-la."




Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado