Trabalho e Emprego

Vereadores aprovam volta de cobrador aos ônibus de SJP
07-10-2015 20:17

Os vereadores de São José dos Pinhais aprovaram ontem (6), em segundo turno, um projeto de lei que prevê a presença, além do motorista, de outro funcionário da empresa de ônibus dentro de todos os coletivos que integram o transporte público do Município. Esta pessoa seria responsável por dar orientação e auxílio aos passageiros, além de ajudar o motorista e realizar a cobrança da passagem em dinheiro, ou seja, tarefas já atribuídas ao cobrador. O não cumprimento da medida prevê advertências, multas e até a cassação da permissão da empresa infratora. A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, no entanto, já adiantou que o projeto será vetado quando chegar ao Executivo.

O texto, de autoria do vereador Abelino Souza, tem como justificativa a ameaça da eliminação de centenas de empregos, com a implantação da catraca eletrônica. “O desemprego é uma das maiores causas da violência desenfreada e da degradação das condições de vida dos trabalhadores e suas famílias”, diz o vereador no projeto. Segundo ele, a ausência deste funcionário é uma deficiência que tem causado grandes transtornos aos passageiros. “A presença do cobrador no veículo também é importante para que o motorista se ocupe integralmente de sua função, a qual exige muita atenção, evitando, assim, paradas nos pontos por tempo desnecessário e potenciais riscos de acidentes”, justifica.

VETO
O projeto segue para sanção do prefeito Setim, que tem 15 dias para autorizar ou vetar a nova lei.
“Posso adiantar que essa lei não vai ser sancionada, pois não prevê as consequências e a aplicabilidade da lei”, afirma o diretor de transportes da Prefeitura, Tarlis J. Mattos. “Como vão exigir mais um funcionário sem fazer a composição tarifária para isso, sem prever de onde virão os recursos para a remuneração desse cobrador”, questiona.

Segundo o diretor, a ausência do cobrador está prevista no contrato de licitação. Porém, apenas nas linhas que operam com micro-ônibus. “O problema é que, como as empresas renovaram suas frotas em 2011, elas operam com ônibus convencional nas linhas que deveriam operar com micro-ônibus. E nestas linhas está prevista, no contrato, a ausência do cobrador”, explica.

A quantidade de ônibus que operam em SJP e o número de linhas autorizadas a operar com micro-ônibus, e sem cobrador, não foram informadas pelo diretor.

Acompanhe mais informações sobre o assunto, em breve, aqui no Guiasjp.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado