Turismo

Bem-estar durante a temporada também depende de veranistas e donos de imóveis
04-01-2011 15:26

A manutenção da boa qualidade da água do mar e do bem-estar durante a temporada dependem também do veranista. A Sanepar continua vistoriando imóveis que ainda não se ligaram à rede coletora de esgoto, implantada em Guaratuba, Matinhos, Morretes, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná. Pelo último levantamento, há 1.376 ligações irregulares e 1.788 imóveis ainda não foram vistoriados, por ausência de morador.

Os 3.164 imóveis representam 14% do total já atendido com rede coletora, mas são suficientes para comprometer a qualidade da água do mar e de rios. Geralmente, os dejetos dessas residências são lançados diretamente na rede de captação da água da chuva, que desembocam nas praias. A falta de regularização é crime ambiental, passível de multa.

O grande problema enfrentado pela Sanepar, que orienta sobre como fazer a ligação correta, é a ausência dos proprietários dos imóveis. As casas estão fechados, e os donos ainda não atenderam ao apelo de fazer contato pelo telefone 115. Por esse número é possível agendar a visita dos técnicos da Sanepar, que também podem ser chamados nos escritórios da empresa instalados no litoral.

Os proprietários de imóveis nos municípios litorâneos que regularizam a ligação de esgoto estão recebendo da Sanepar um para-sol e lixo-car, e no imóvel é colocado o selo Casa Amiga do Mar. Estas iniciativas integram o programa Se Ligue na Rede, pelo qual a Sanepar busca reduzir a poluição das praias do Estado.

As imobiliárias também têm a responsabilidade no processo de melhoria da qualidade da água, verificando a adequação do esgoto dos imóveis que estão colocando para venda e locação. O veranista pode contribuir alugando apenas imóveis que atendam às exigências de disposição de esgoto

LIXO – O lixo das residências deve ser retirado entre 18h e 8h, para que o recolhimento seja garnantido, pois muitos caminhões prosseguem com o trabalho durante a noite. Os sacos com os resíduos devem ser colocados fora do alcance de animais ou da ação das enxurradas. As fezes produzidas por seus animais de estimação também devem ser recolhidas pelos donos dos animais.

No feriado de Ano-Novo, foram recolhidas 1.504 toneladas de lixo nos balneários de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, entre 30 de dezembro e 2 de janeiro. O volume é 7,5 % superior ao mesmo período do ano passado, quando foram recolhidas 1.398 toneladas

Apenas no dia 31 de janeiro, as três empresas contratadas para fazer a coleta de lixo no litoral, retiraram das residências e da orla 417 toneladas de lixo. No fim do dia 1.º de janeiro foram recolhidas 404 toneladas de lixo. Este número representa o dobro do volume de lixo coletado em dias normais da temporada de verão, quando o volume chega a 222 toneladas.

Serviço:

Escritórios da Sanepar no Litoral

Matinhos: Rua Itaporã, 359 – Centro.

Guaratuba: Av. Sete de Setembro, 19.

Pontal do Paraná: Rodovia PR-412, 5.699 - Balneário Ipanema.

Morretes: Rua Marcos Malucelli, 78.

Guaraqueçaba: Rua Major Domingos Nascimento, 140.

As empresas contratadas para coletar o lixo no litoral, Transresíduos, Pavicervice e Sotil, mantém telefones para esclarecer dúvidas ou receber críticas e sugestões:

Paviservice (Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba e Ilha do Mel) - (41) 7815-6456

Transresíduos (Guaratuba) – (41) 3472-2825

Sotil (Morretes, Antonina e Matinhos) – (41) 3473-3303

Os resultados das análises da balneabilidade serão divulgados semanalmente até fim de março, no endereço eletrônico www.iap.pr.gov.br.



Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado