Turismo

Cuidados redobrados ao trafegar por perimetros urbanos
30-12-2010 10:41

Dirigir em estradas sempre requer cuidado. Dirigir em períodos de grande movimentação exige atenção redobrada. E, trafegar em estradas em dias de grande movimento e em regiões onde há uma concentração de ciclistas e pedestres pede ao motorista ainda mais cautela. Com a estimativa de mais de meio milhão de veículos circulando nos dois sentidos da BR 277 entre Curitiba e Litoral nas festividades de Fim de Ano, a Ecovia faz um alerta as pessoas que interagirem com as rodovias neste período.

Ao trafegar pelas regiões urbanas de Curitiba, São José dos Pinhais e Paranaguá, trechos de Serra onde há comunidades e em regiões rurais às margens da PR 508, o motorista deve redobrar a atenção pois há circulação de ciclistas e pedestres com maior freqüência, uma combinação perigosa que muitas vezes resulta em acidentes, alguns deles fatais.

Somente no ano de 2010, a Ecovia atendeu a 72 atropelamentos envolvendo ciclistas. Oito destes vieram a óbito. O risco de acidentes pode ser amenizado se algumas atitudes de motoristas, pedestres e ciclistas forem colocadas em prática.

Para os motoristas a regra número um é trafegar dentro dos limites de velocidade. Em situações adversas e em velocidade adequada haverá maior chance do condutor ter uma atitude defensiva. A segunda dica é: em casos de congestionamentos, jamais trafegue em acostamento. Além de ser infração, o risco de colidir com pedestre ou ciclista é maior.

A orientação também vale para ciclistas e pedestres. Somente utilizar o acostamento para deslocamento se esta for a única alternativa. Ao fazer a travessia, utilize a passarela ou locais seguros. Ciclistas devem sempre descer da bike para realizar a travessia da estrada. Ainda, os pais quando com crianças devem segura-las pelo pulso o que dá maior segurança e orientar para que os filhos não brinquem as margens das estradas.

Fique atento
Veja os segmentos em que o motorista, ciclistas e pedestres devem redobrar a atenção
Km 84 ao 74 – Perímetro urbano de Curitiba e São José dos Pinhais – velocidade máxima 80km/h
Km 74 ao 60 – Região urbana de São Jose dos Pinhais – velocidade varia entre 80 km/h e 110 km/h
41 ao km 27 - Trecho de Serra – velocidade varia entre 40 km/h a 80 km/h
km 05 ao 0 - Trecho urbano de Paranaguá– velocidade máxima permitida 80 km/h
0 ao 03 - Trecho urbano PR 407– velocidade máxima permitida 60 km/h
km 12 ao 15 e do km 21 ao 27 - Trechos urbanos da PR 508 – velocidade máxima permitida 100 km/h


Ecovia
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado