Turismo

Festas de fim-de-ano aumentam volume de lixo no litoral do PR
29-12-2010 18:04

Durante as festas de Ano-Novo, o volume de lixo gerado no litoral paranaense aumenta consideravelmente. Para que se tenha uma ideia em dias normais - durante a operação verão - são coletados em média 220 toneladas de lixo por dia nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. No período do Ano-Novo o volume dobra. No dia 01 de janeiro de 2010 foram recolhidas 372 toneladas de lixo e no dia 02 de janeiro, foram encaminhadas aos aterros sanitários, 449 toneladas de lixo.

Neste final de ano, o Governo do Estado ampliou os serviços de coleta de lixo, prevendo um aumento de 10% na geração de lixo, tendo em vista que o número de pessoas que buscam as praias do Estado para passar essa época do ano chega a aumentar vinte vezes, fazendo com que o consumo também seja maior.

Para garantir o recolhimento desta demanda de lixo gerado, sem causar desconforto aos veranistas - a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Instituto das Águas do Paraná - pede que a população fique atenta para os horários de coleta de lixo.

O secretário do Meio Ambiente, Jorge Augusto Callado Afonso, explicou que o aumento do número de turistas foi previsto no planejamento dos trabalhos de coleta de lixo e limpeza das praias.

Este ano, a coleta dos resíduos domiciliares está sendo feita diariamente, tanto na orla, como nos bairros mais afastados.

“A coleta acontece todos os dias, das 8h às 18h. O aconselhável é que o morador procure deixar nas lixeiras o volume durante a noite, garantindo a coleta no outro dia”, informou o presidente do Instituto das Águas, João Samek.

APOIO - O governo assumiu a coleta de lixo durante a temporada nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, Paranagá e Ilha do Mel. Veículos diferenciados estão sendo usados para fazer a coleta dos resíduos orgânicos e recicláveis.

Para a Ilha do Mel foram contratados 33 agentes ambientais que estão reforçando o recolhimento nas praias de Brasília e Encantadas. O trabalho também está sendo feito na Ilha das Peças, Guaraqueçaba, Almeida, Ilha Rasa e Superagui.

Para a Operação Verão 2011, o governo investiu R$ 9,6 milhões para promover a coleta seletiva do lixo nos municípios do Litoral e nas ilhas.

CUIDADOS REDOBRADOS - Mas o veranista também pode fazer a sua parte, levando sua sacolinha de casa para não deixar nada na areia, tomando um cuidado especial com materiais cortantes que podem causar ‘dor de cabeça’ nas comemorações de fim de ano.

“O vidro e os materiais que forem cortantes devem ser embalados, em jornais, ou armazenados em caixas, pois podem causar acidentes e prejudicar os trabalhos dos catadores que auxiliam a limpeza das praias”, lembrou o coordenador técnico do Instituto das Águas, Everton Souza.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado