Turismo

Mananciais da Serra abre calendário para visitação pública e trilhas
03-02-2016 18:46

Começa em 13 fevereiro o calendário de visitas públicas aos Mananciais da Serra, junto ao Parque Estadual do Marumbi, na Serra do Mar, em Piraquara. A região dos Mananciais da Serra está em uma área de mata atlântica protegida por lei, que fica aberta para visitação em alguns dias do ano. Em 2016, serão 22 datas, entre fevereiro e dezembro.

O programa é ideal para passeios em família, para quem gosta de trilhas e de contato com a natureza e interessados em educação ambiental, turismo e saneamento. As visitas iniciam às 8h30 e a entrada é permitida até às 16h. Às 17h30 os passeios são encerrados.

Nos Mananciais da Serra permanecem até hoje o conjunto dos 17 reservatórios que, a partir de 1908, abasteceram Curitiba. O Carvalho é o principal deles e de onde uma adutora de 38 km levava água até o Reservatório do Alto São Francisco, na capital.

Durante o percurso da área do Carvalho, os turistas podem conhecer o Santuário São Francisco, percorrer a Trilha do Salto (percurso de 1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta.

Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, leve repelente e proteção para sol ou chuva (os passeios ocorrem mesmo com chuva), não deixe lixo no local e não recolha plantas ou animais. É aconselhável levar água e é proibida a entrada de animais.

Não é necessário agendar a visita para grupos com menos de dez pessoas. Grupos maiores devem agendar previamente pelo email mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br

O Programa de Visitas é realizado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual do Marumbi.

DATAS - Para 2016, estão disponíveis as seguintes datas para visitação pública: 13 e 14 de fevereiro, 12 e 13 de março, 9 e 10 de abril, 14 e 15 de maio, 11 e 12 de junho, 9 e 10 de julho, 20 e 21 de agosto, 17 e 18 de setembro, 15 e 16 de outubro, 19 e 20 de novembro e 10 e 11 de dezembro.

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado