Turismo

Mananciais da Serra recebem visitação pública neste fim de semana
12-05-2016 16:55

Neste sábado e domingo (14 e 15) estarão abertas as visitas públicas aos Mananciais da Serra, área de mata atlântica protegida por lei que fica no Parque Estadual do Marumbi, em Piraquara. Mananciais da Serra leva este nome porque o local foi, a partir de 1908, o primeiro manancial do sistema público de abastecimento de Curitiba e fica na Serra do Mar.

Gratuito, o passeio é ideal para quem gosta de trilhas e de contato com a natureza. O programa também é recomendado para interessados em educação ambiental, turismo e saneamento.

A região dos Mananciais fica aberta para visitação controlada em alguns dias do ano. Nesse período, não é necessário agendar a visita para grupos de até dez pessoas, mas a entrada é permitida das 8h30 às 16h, com encerramento dos passeios às 17h30. Grupos maiores devem fazer agendamento prévio pelos emails: mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br.

O visitante deve usar roupas e calçados confortáveis, levar água, repelente e proteção contra sol ou chuva (os passeios ocorrem mesmo com chuva). A organização pede que não se deixe lixo no local e que não sejam recolhidos plantas ou animais. É proibida a entrada de animais.

HISTÓRIA - Nos Mananciais da Serra, é possível conhecer um pouco da história do saneamento. No local, ainda existem os 17 reservatórios que, a partir de 1908, abasteceram Curitiba. O reservatório do Carvalho é o principal deles. A partir do Carvalho, uma adutora de 38 km levava água até o reservatório do Alto São Francisco, em Curitiba.

TRILHAS - Os visitantes podem conhecer o santuário São Francisco, percorrer a Trilha do Salto (percurso de 1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta.

O programa de visitas públicas nos Mananciais da Serra é realizado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual do Marumbi.

PROGRAMAÇÃO - Além deste fim de semana, para 2016, estão disponíveis as seguintes datas para visitação pública: 11 e 12 de junho, 9 e 10 de julho, 20 e 21 de agosto, 17 e 18 de setembro, 15 e 16 de outubro, 19 e 20 de novembro e 10 e 11 de dezembro.

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado