Maná da Segunda

Maná da Segunda - A Importância do Timing Perfeito



Por Rick Boxx

Muitas são as coisas que levam ao sucesso nos negócios: um serviço e trabalho de qualidade; a execução de uma nova ideia; uma liderança e direção eficientes. Estes, em grande parte, são fatores que podemos gerenciar. Um fator, entretanto, que frequentemente omitimos é o timing oportuno. Especialmente, aquele timing perfeito.  

Daniel Pink, em seu livro “Quando: Os Segredos Científicos do Timing Perfeito” aborda a importância do timing e como ele afeta a produtividade e, em última análise, o sucesso. Um artigo do Wall Street Journal resumiu suas descobertas, ressaltando as maneiras sugeridas por Pink para uma melhor alocação do nosso tempo de trabalho ao longo do dia.  

Sua pesquisa descobriu que somos “mais inteligentes, rápidos e criativos em certas partes do dia do que em outras”. Confirmando essa conclusão, Russell Foster, um neurocientista, declara: “A alteração do desempenho entre o pico diário mais alto e o mais baixo equivale ao efeito que exerceria sobre o indivíduo a ingestão de álcool dentro do limite legal.” Essa pode aparentar ser uma comparação inusitada, mas é provavelmente bastante exata para avaliarmos quando podemos fazer nosso melhor trabalho.  

Pessoalmente, aprendi que meu melhor momento para escrever é pela manhã. Minha mente está renovada depois de uma boa noite de sono e as ideias fluem mais rápida e suavemente. Nem todo mundo, é claro, é uma “pessoa matinal”. Alguns trabalham melhor no final da manhã, no meio do dia ou mesmo tarde da noite. A chave consiste em ter consciência do momento em que você é mais produtivo e assegurar-se de proteger este tempo de distrações desnecessárias.  

Lendo a Bíblia achei interessante descobrir que ela valoriza bastante o uso eficiente do tempo – e o timing. Por exemplo, nos é dito: “c. Podemos aplicar este princípio de inúmeras formas, mas uma delas é que existe o melhor momento para realizarmos o nosso trabalho, o que quer dizer que deveríamos nos esforçar por agendar outras atividades que não dizem respeito ao trabalho para outros momentos do dia, da semana ou do mês.  

Outra passagem, Efésios 5:16, enfatiza a urgência de “aproveitarmos bem o nosso tempo, porque os dias são maus”. Isso não significa que o tempo seja inerentemente mau, mas ele passa muito rápido. Não tirar proveito do tempo que dispomos pode resultar no fracasso para atingir metas e objetivos desejados. No mínimo, estaremos perdendo a oportunidade de concretizar aqueles projetos quando os níveis de nossa produtividade e eficiência estão no máximo.  

Olhando para o exemplo de Jesus Cristo, descobrimos que Ele também destinou momentos específicos para fazer certas coisas, inclusive orar e passar um tempo a sós com Deus, o Pai. Jesus era muito requisitado e todas as horas do dia as pessoas se aglomeravam à Sua volta, seja como observadores, seja buscando Sua atenção para tratar de necessidades específicas que tinham. Por esta razão, Ele dedicou muitas madrugadas para estar a sós, longe até mesmo de Seus discípulos.  

Marcos 1:35 nos diz: “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-Se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.” Muitas pessoas que conheço têm consciência do quanto é importante para elas começar o dia concentrando sua atenção em seu relacionamento com Deus, sabendo que precisarão de Sua direção, sabedoria e força para realizar seu trabalho e lidar com os desafios que enfrentarão depois.  

Como nos recorda o ditado, tempo é tudo. Há um tempo para trabalhar, tempo para descansar e tempo para se divertir. Há também um tempo para nos assegurarmos de manter um relacionamento forte e crescente com Deus.  

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Quando você pensa na importância do tempo perfeito em relação ao seu trabalho, o que lhe vem à mente?

2. Muitas pessoas realmente têm certos momentos do dia em que são mais produtivas e criativas? Isso é verdadeiro em relação a você? O que você faz para assegurar-se de aperfeiçoar o uso desse tempo?  

3. Ao final do dia, você já avaliou se fez o melhor do seu tempo? Como se sentiu se concluiu que seu tempo poderia ter sido gasto de forma melhor? 

4. Até mesmo Jesus assegurou-Se de separar um tempo para oração e renovação espiritual (o que muitas pessoas chamariam de um momento de quietude). O que isso tem a dizer em relação a nós? 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Eclesiastes 3:1-8; João 7:1-9; II Coríntios 6:1-2; Colossenses 4:5-6; I Pedro 3:15.  

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

 

 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.