Maná da Segunda

Maná da Segunda - Daqui a 10 Anos Quem Lembrará?



Por Robert J. Tamasy

Um dos mais profundos clichês que já ouvi é tão simples que é fácil ignorá-lo: “A fama é passageira.” Pense nisto: Um músico grava uma primeira canção de sucesso que chega ao topo da lista de mais vendidas, mas a música de sucesso número 2 jamais acontece. Anos mais tarde, a “maravilha de um só sucesso” não mais aparece na relação de “Quem é Quem” das pessoas famosas. Ao contrário, você pode vê-lo relegado ao “Quem é ele?”!

Candidatos concorrem aos principais gabinetes políticos, até mesmo para a presidência. Quando perdem a eleição, porém, são em breve esquecidos. Alguns nem se lembrarão de que um dia eles buscaram a carreira pública.

Patrick Morley, preletor e autor de “The Man in the Mirror” (O Homem no Espelho) e outros livros para reflexão, referiu-se a isso algum tempo atrás quando escreveu: “Esta manhã estava tentando lembrar o nome de um homem de negócios que alcançou enorme sucesso e foi um filantropo icônico em Tampa (Flórida, EUA), o qual foi proprietário do Tampa Bay Buccaneers(time de futebol americano profissional). Seu nome estava constantemente nos noticiários. Ele era mais conhecido do que você e eu jamais seremos, contudo, 10 anos depois da última vez que ouvi seu nome, não consigo lembrar-me dele. E existem muito mais pessoas exatamente como ele.” O caminho entre a fama e a obscuridade pode ser bem curto.

Morley, então, apresentou a questão: “Quem se lembrará do seu nome 10 anos depois de sua morte?” Se considerarmos todas as pessoas que um dia alcançaram a fama e a aclamação, cujos nomes durante um tempo estiveram na boca de todo mundo e depois caíram no esquecimento, esta não seria uma pergunta importante para fazermos a nós mesmos?

A questão fundamental não é como alcançarmos uma notoriedade duradoura; ao contrário, é sobre quais deveriam ser nossas prioridades para que, quando nosso tempo de vida se esgotar, o impacto que exercemos – o legado que estabelecemos – continue por meio das vidas de outras pessoas. Podemos possuir riquezas, estabelecer altos objetivos profissionais, lutar por reconhecimento e status ou perseguir inúmeros sonhos toda uma vida, mas se não tivermos exercido um impacto positivo, significativo, nas vidas das pessoas que encontramos todos os dias, em última análise, nada mais terá importância.

Considere a vida de Jesus Cristo. Seu ministério formal na terra durou apenas três anos. Durante esse período Ele tocou milhares de vidas; porém, o mais significativo foi que Ele investiu muitas horas ensinando e discipulando um punhado de homens com as mais diversas formações. Eles não eram os MBAs, altos executivos ou cidadãos da elite de seus dias. Contudo, 2.000 anos depois, o impacto de Jesus em suas vidas – que eles passaram adiante a muitos outros – pode ser visto em incontáveis milhões de pessoas em todo o mundo.

O apóstolo Paulo apresentou esta perspectiva: “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” (II Coríntios 4:16-18).

Assim, perguntamos novamente: Quem se lembrará do seu nome 10 anos depois de sua morte? Nenhum de nós, é claro, chegará nem perto do impacto causado por Jesus Cristo, o Filho de Deus. Mas podemos nos envolver com o Seu eterno trabalho transformador de vidas durante os anos fugazes que ainda temos. O missionário britânico C. T. Studd expressou isso muito bem em um poema: “Apenas uma vida, que em breve passará; apenas o que é feito para Cristo, permanecerá.” O que você está buscando em sua vida que permanecerá – eternamente?

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Todos os anos revistas nomeiam “as pessoas mais influentes do ano” e “os que foram notícia durante o ano”. Você pode dizer quem foi a pessoa honrada pela sua revista preferida 10 anos atrás?

2. Por que, em sua opinião, muitas pessoas que recebem a atenção da mídia experimentam breves momentos de fama e popularidade, e depois são esquecidas? O que isso nos diz sobre a significância duradoura de suas realizações?

3. Quem você diria que vai lembrar seu nome 10 anos depois de sua morte? Por quê?

4. Em que você está atualmente engajado que possa exercer um impacto eterno? Você acha que deveríamos avaliar nossas atividades à luz da eternidade? Por quê?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Isaías 40:6-8; I Coríntios 7:31; II Timóteo 2:10,15; I Pedro 5:10; I João 2:17.

 

 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.