Maná da Segunda

Maná da Segunda - Decisões com a Cabeça e com o Coração



Por Jim Langley

No início de minha carreira em seguros, aprendi uma importante lição para fechar uma venda. Decisões podem ser tomadas tanto com a cabeça quanto com o coração. Pessoalmente, considero a compra de um seguro de vida uma decisão tomada com o coração, mas considerações financeiras precisam fazer parte da equação. Eu geralmente aconselho os clientes a escolherem os prêmios mensais mais baixos para assegurar que suas apólices permaneçam em vigor. Recomendo que inicialmente limitem seus compromissos a não mais do que 50% do que eles acham que podem pagar confortavelmente. Acredito que esta abordagem possa ser valiosa para muitas decisões na vida.

É fácil deixar que o coração assuma o controle – ou permitir que a mente faça o mesmo. Em minha experiência, as melhores decisões emergem de uma perspectiva equilibrada. No casamento, o marido e a mulher devem discutir e orar acerca das decisões importantes da família. Nos negócios, é de grande valor obter o conselho de outras pessoas que possam acrescentar experiência e sabedoria.

Anos atrás, observei dois líderes de uma empresa de médio porte eliminarem dois terços dos postos de trabalho da companhia, reduzindo os custos e terceirizando grande parte do trabalho feito durante anos por empregados fiéis. Os números podem ter dado suporte à decisão deles, mas as vidas e os rendimentos de muitas pessoas dedicadas foram dramaticamente afetados. Ver dois executivos dizimarem a filosofia de negócios bem-sucedida dos fundadores daquela indústria, fizeram com que eu finalmente deixasse a vida corporativa, depois de buscar conselhos sábios.

Em Provérbios 19:20-23 nos é dito: “Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio. Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. O que se deseja ver num homem é amor perene; melhor é ser pobre do que mentiroso. O temor do Senhor conduz à vida: quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas.”

Algumas traduções dessa passagem usam a palavra “mente” ao invés de “coração”, uma vez que ambos os termos são frequentemente considerados intercambiáveis nas Escrituras. Como a criação mais maravilhosa de Deus, nos foi dada a habilidade de processar informações pertinentes e sentir emoções para nos ajudar no processo de tomada de decisões. Quando procuramos alinhar tanto nossa mente quanto nosso coração com o Senhor, podemos discernir melhor Sua vontade para a nossa vida.

Quando nossas emoções e pensamentos estão em sintonia com Seu Espírito, nos descobrimos na poderosa posição de tomar decisões cruciais. Em Romanos 8:6-8 Paulo explica a nova natureza que recebemos através de Jesus Cristo. Ele conclui: “A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.”

Em outras palavras, se o coração e a mente não forem controlados por Cristo, o resultado não agradará a Deus, já que terá como centro os desejos egoístas e não Seus planos e propósitos.

Por mais de 30 anos me esforcei para ser guiado pelo coração e a mente de Cristo. E por causa disto acredito que Deus tem fielmente me guiado pelo caminho correto. Em Provérbios 3:5-6 somos instruídos: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.”

Ao avaliar as decisões do seu coração e da sua mente, considere colocar sua total confiança em Deus, nosso Pai Celestial, buscando Sua sabedoria e vontade perfeita. 

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Langley, agente e perito em seguros de vida (CLU), da New York Life, desde 1983. Membro ativo do CBMC Santa Bárbara, Califórnia, desde 1987. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão

1.Como você normalmente toma suas decisões: com o coração ou com a mente? Explique sua resposta.

2. Qual seria o impacto da tomada de decisão somente com a mente, com base em informações, ou somente com o coração, com base em sentimentos e emoções? Você concorda que uma abordagem equilibrada é necessária? Quais as maneiras de assegurar equilíbrio na tomada de decisões cruciais?

3. Quando precisa tomar decisões críticas você geralmente procura o sábio conselho de outras pessoas? Por quê?

4. Onde a fé se encaixa quando procuramos tomar decisões equilibradas entre coração e mente? Explique como chegou à sua conclusão.

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 13:1-3; 37:4-5; 51:10-12; Jeremias 31:33-34; Ezequiel 11:19-20; Lucas 6:45.

 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.