Maná da Segunda

Maná da Segunda: Investindo em Relacionamento



Por Rick Boxx



Tecnologia e alta eficiência no mercado de trabalho atual trouxeram muitos benefícios, mas também acarretaram conseqüências onerosas. Enquanto lidamos, por exemplo, com inundações de e-mails e correio de voz e a responsabilidade crescente em nosso emprego, nossa capacidade para desenvolver e manter amizades permanentes enfrenta, a cada ano, maiores desafios.



Muitos no mundo profissional e empresarial - inclusive eu mesmo - têm recebido treinamento em administração de tempo e gestão de prioridades, na busca de maior eficiência. Melhora a produtividade e ajuda-nos a eliminar mais itens da lista diária de "Coisas Para Fazer". Contudo, estou preocupado com a maneira como estas exigências crescentes estão afetando nossos relacionamentos de longa data.



Um fator importante, geralmente esquecido em nossa busca incansável por sucesso, é que realização e triunfo usualmente resultam do trabalho conjunto de pessoas que compartilham seus talentos e habilidades, na busca de uma missão comum. Meus amigos mais próximos são aqueles que freqüentemente se apresentaram para oferecer ajuda quando eu mais precisei. Porém, nossas agendas lotadas estão tornando cada vez mais difícil cultivar esses valiosos relacionamentos. Por isso, fico imaginando por vezes, se no meu funeral comparecerão apenas as pessoas que se sentirão obrigadas a estar lá ou aquelas comprometidas com nossa amizade.



No capítulo 10 do Evangelho de Lucas, na Bíblia, há um relato conhecido sobre um momento em que Jesus visitou a casa das irmãs Maria e Marta. Esta era perfeccionista e gastava muito tempo trabalhando diligentemente, preparando uma refeição para Jesus e Seus amigos. Enquanto isso, Maria, ao contrário, preferia, sentar-se aos pés de Jesus, devotando tempo para simplesmente estar com o seu Senhor, em vez de ficar atarefada fazendo alguma coisa para Ele.



Marta se aborreceu muito com a irmã por não ajudá-la com os preparativos. Não podemos culpá-la. Obviamente havia muita coisa a ser feita e a ajuda da irmã era bem-vinda. Aparentemente ela ficou aborrecida também com Jesus, por não ter repreendido Maria e dito a ela que se ocupasse de alguma tarefa.



Em atenção à queixa de Marta, Jesus agiu de modo surpreendente: “Respondeu o Senhor: Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lucas 10.41).



Pensando nesse relato - ótimo lembrete para mim e espero que para você também - entendi que os relacionamentos que cultivamos são mais significativos e mais importantes do que as tarefas que realizamos. Cumprir metas é muito importante, mas precisamos nos lembrar do valor dos relacionamentos e reconhecer quando importa mais colocar de lado os projetos, mesmo que por instantes, e investir tempo com um amigo.



Nosso trabalho sempre estará esperando por nossa atenção e ação. Mas negligenciar amizades pode enfraquece-las e até mesmo matá-las. Pense nisto: “Há alguém que você precisa contatar hoje, alguém importante para você, um relacionamento precioso que você não deseja perder?


Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (jsfortes@globo.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A

Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.