Maná da Segunda

Maná da Segunda: Lisonja ou Sinceridade



Por Rick Boxx



Anos atrás trabalhei para uma pessoa que era mestre em adulação. Inicialmente era muito bom receber suas palavras de elogio. Mas logo compreendi que o que ele dizia em público era muito diferente do que ele dizia em privado. Não demorou muito para que eu duvidasse de tudo quanto ele dizia.


Em tempos em que auto-estima é vista como algo da maior importância, lisonja tem sido confundido com estímulo genuíno. O dicionário define lisonja como “adulação, elogio insincero”. O verdadeiro elogio encoraja e eleva, enquanto o falso louvor engana as pessoas.


O livro de Provérbios na Bíblia diz: “A língua mentirosa odeia aqueles a quem fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína” (26.28). Palavras de encorajamento produzem líderes e inspiram seguidores, mas a lisonja destrói a confiança e rebaixa quem a recebe. Além disso, causa também, danos ao lisonjeador, destruindo sua credibilidade e integridade.


Estudos comprovam que a maioria das pessoas sente necessidade de ouvir palavras de afirmação e expressões de estímulo, mesmo quando seu comportamento indica o contrário. Porém, existe

diferença entre, reconhecer essa necessidade e buscar satisfazê-la com sinceridade, e a tentativa de tirar proveito dela por meio da adulação e afirmações enganosas. A lisonja, a princípio, soa muito bem, mas, ao final, as pessoas a reconhecerão como tal e se sentirão ofendidas.



Como tem sido sua experiência no ambiente de trabalho? O encorajamento é expresso de forma sincera e aberta ou a lisonja é usada, talvez como tentativa de manipular e persuadir as pessoas a tomar determinada posição? E na esfera pessoal, você endossa a lisonja para obter o favor de alguém ou se esforça para transmitir encorajamento sincero? A Bíblia fala sobre isto: “Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade” (Provérbios 4.24).


Um local de trabalho onde reina integridade, reflete a verdade e não a falsidade. Ao elogiar alguém, consulte seu coração. São sinceras suas palavras? Você realmente quer dizer aquilo que seus lábios proferem? “A lisonja pode levar você a qualquer lugar”, diz um ditado. Mas, o que ela deixa em seu rastro? Se os sentimentos positivos iniciais logo são substituídos pela sensação de traição ou decepção o custo é alto demais.


O poeta Ralph Waldo Emerson pode ter vivido no século XIX, mas sua observação ainda permanece verdadeira nos dias atuais: “Quando palavras melosas de elogio são ditas para mim, sinto-me como alguém desprotegido diante de seus inimigos”. Colocando essa afirmação em termos contemporâneos: “Cuidado! Se alguém lhe diz coisas agradáveis, pode estar se preparando para apunhalá-lo pelas costas!”


Isso não quer dizer que não devemos expressar aprovação ou elogiar as pessoas. A chave está na motivação por trás do que dizemos. Cumprimentos por um trabalho bem feito e palavras de apreço não são apenas desejáveis como necessárias. Nosso mundo está saturado de negativismo. Precisamos de palavras positivas que levantem nosso ânimo e nutram nosso espírito alquebrado. Mas essas palavras devem ser sinceras.



“Quem ama a sinceridade de coração e se expressa com elegância será amigo do rei” (Provérbios 22.11).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: liong@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.