Maná da Segunda

Maná da Segunda - Mais Que Apenas um Emprego



Por Robert Tamasy

Por que você vai para o trabalho? Para receber um contracheque? Todos nós fazemos isso – e é bom ter dinheiro para comprar alimentos e roupas, abastecer nosso carro, talvez investir um pouco para o futuro e, torcemos, ainda sobrar um pouco para diversão. Mas será este o único motivo para ir trabalhar?

Algumas pessoas responderiam que o trabalho lhes dá alguma coisa para fazer. Outras poderiam dizer que é uma  forma de preencher o tempo entre dois fins de semana. Você provavelmente poderia dar outras razões, mas anos atrás George Washington Carver abordou a questão “por que ir trabalhar?” de maneira poderosa e profunda. 

Carver, que morreu em 1943 aos 79 anos, foi um químico agrícola afro-americano que descobriu centenas de usos para o amendoim, soja, nozes e batata doce, entre outros. Ainda hoje nos beneficiamos de muitas de suas descobertas. Mas para ele o trabalho era mais do que “apenas um emprego” em um laboratório de ciências. Ele explicou isso da seguinte maneira: 

“O homem, que precisa de um propósito, uma missão para manter-se vivo, já tem um. Ele pode ser...colaborador de Deus... Meu propósito deve ser o propósito de Deus – desenvolver o bem-estar e a felicidade de Seu povo... Por que, então, deveríamos nós que cremos em Cristo ficarmos surpresos com o que Deus pode fazer com um homem disposto em um laboratório?”

Ele capturou a verdade que muitos de nós jamais conseguimos vislumbrar. Deus nos colocou aqui para um propósito, uma missão; se estivermos alinhados com o propósito de Deus, vamos enriquecer a vida de outros e descobrirmos um propósito duradouro que vai além dos contracheques, relógios de ponto e prazos fatais. Ao oferecer sua perspectiva sobre o trabalho, Carver citou Atos 17:28: “Pois nEle vivemos, nos movemos e existimos...”.

 Desde o primeiro capítulo do primeiro livro da Bíblia torna-se claro que Deus deu um significado e propósito especiais para o trabalho. “Deus os abençoou e lhes disse: ‘Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra.” (Gênesis 1:28). Deus destinou os homens para serem mordomos sobre a Sua criação. As Escrituras falam mais sobre trabalho em termos de propósito e missão: 

A razão primária para estarmos aqui.  O Senhor não nos planejou para sermos exibidos em Sua galeria de troféus; Ele tinha um trabalho para ser feito por nós e para Sua glória. “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” (Efésios 2:10). 

Foram fornecidas diretrizes de como devemos trabalhar.  Deus não criou o trabalho simplesmente. Na Bíblia, Ele nos dá instruções sobre o que, como e porque devemos fazer. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (II Timóteo 3:16-17). 

Nosso trabalho será avaliado pelo Criador do trabalho.  Quando o nosso trabalho for completado, estará sujeito à inspeção divina. “...aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos Seus mandamentos, porque isso é essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau.” (Eclesiastes 12:13-14).

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto.

Questões Para Reflexão ou Discussão   

Qual sua resposta para a pergunta: “Por que você vai para o  trabalho?”
É importante encontrar propósito, senso de missão e significado no trabalho que fazemos e não simplesmente considerá-lo como fonte de renda?
Que você pensa das afirmações de Carver sobre a significância do trabalho, e o esforço para vê-lo segundo a perspectiva de Deus?
Você acha que a Bíblia fornece instruções e diretrizes suficientes sobre como devemos encarar o trabalho que nos é confiado todos os dias? Por quê?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 10:4;  12:24;  18:11;  22:29;  I Coríntios 3:9; Efésios 6:5-9;  Colossenses 3:17, 23.  

  

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.