Maná da Segunda

Maná da Segunda: Nascidos Para Doar



Por Robert J. Tamasy



Durante vários anos tenho sido privilegiado por ser doador de sangue. É um privilégio porque sei que muitos não podem fazê-lo devido a doenças atuais ou passadas, ou devido a viagens que os expuseram a doenças transmissíveis ou outras razões. Assim, me sinto honrado quando a cada oito semanas, mais ou menos, dôo meu sangue para beneficiar alguém que possa precisar dele.



Para expressar sua gratidão, nosso centro coletor de sangue oferece camisetas aos doadores, geralmente estampadas com alguma frase relacionada a doação. Na última camiseta que recebi está escrito: “Nascido para doar”, uma referência ao ato importante de doar sangue.Se você está doente ou ferido e precisa de sangue, não existe substituto – ponche de frutas vermelhas não vai satisfazer essa necessidade, nem suco de tomate ou de uvas, molho mexicano ou coisa similar. Para quem precisa de sangue, somente sangue de outra pessoa vai servir.



Doar sangue é uma ação relativamente simples. Leva apenas alguns minutos e o desconforto, se há algum, é mínimo. Porém, existem outras formas de doação, de igual valor e importância. Na verdade, quer ocasionalmente doe ou não, um pouco do seu sangue, você está definitivamente classificado entre aqueles que são “nascidos para doar”.



Doar dinheiro ou bens materiais para alguém em necessidade nos vem logo à mente. Para uma pessoa com necessidades palpáveis, assistência financeira ou material pode fazer uma tremenda diferença. Mas doar envolve mais do que algo que podemos tocar ou segurar em nossas mãos.



Podemos doar tempo, seja para oferecer conforto e ajuda a quem esteja enfrentando graves provações pessoais, seja para ouvir e aconselhar alguém confrontado por difíceis decisões. Quando penso nas muitas ocasiões em que alguém se importou o bastante para discutir comigo e me orientar em questões prementes que aconteceram na minha vida, sempre me sinto cheio de gratidão por aqueles que compreenderam que “nasceram para doar”.



Podemos doar nossas habilidades, talentos e energia para ajudar outros a completar alguma tarefa necessária. Isto vai desde ajudar alguém a limpar a casa ou cortar a grama, quando estiver impossibilitado fisicamente de fazê-lo, até prestar assistência a um colega de trabalho que luta para cumprir um prazo, mesmo que o projeto esteja fora de nossa responsabilidade. Doar pode ser tão simples quanto escrever um bilhete de encorajamento a um amigo ou sócio, fazendo que ele saiba que pensamos nele e lhe desejamos o melhor. Eu não conseguiria contar as vezes que alguém fez isso por mim, quando eu mais precisava de apoio emocional. Considere duas coisas que a Bíblia diz sobre o ato de doar:



. Doar resulta em reciprocidade. Uma das grandes maravilhas do ato de doar é que quando doamos – de nós mesmos, de nosso tempo, energia ou posses materiais – também recebemos. O que recebemos é a alegria e satisfação de ser parte da ajuda dispensada a alguém em tempos de necessidade. “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza” (Provérbios 11.24).



. Doar requer desprendimento. Doar nem sempre é fácil, podendo até requerer certo grau de sacrifício pessoal. Mas representa, também, oportunidade de investir parte de nós mesmos para o bem estar de outro. “Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’” (Atos 20.35).



Próxima semana tem mais!




--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Veterano com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Recentemente colaborou com David A. Stoddard em "The Heart of Mentoring: 10 Proven Principles for Developing People to Their Fullest Potential" (A Essência de Mentorear: 10 Princípios Provados Para o Desenvolvimento Pessoal em Todo o Seu Potencial" e, com Ken Johnson, “Pursuing Life With a Shepherd’s Heart” (Vivendo Com um Coração de Pastor). Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.