Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Novo e Ainda Melhor



Por Robert J. Tamasy


De vez em quando vou ao supermercado e vejo um produto exibindo o rótulo “novo e ainda melhor”. Isso me deixa desconcertado, porque basicamente significa que até o fabricante fizera melhoria, ele vendia algo que sabia ser inferior. Ao mesmo tempo sinto-me grato por ele se dar ao trabalho de implementar as mudanças necessárias.


Nesta época do ano sinto necessidade de adotar um rótulo similar, pelo menos simbolicamente. Revendo o ano prestes a terminar, posso lembrar-me de coisas que gostaria de ter feito – ou poderia ter feito – de modo melhor. E nesta época, quando o calendário está pronto para passar de um ano para outro, parece momento adequado para buscar o “novo e ainda melhor”.


Entretanto, o caminho do fracasso tem sido pavimentado por boas intenções. Prometemos, decidimos, determinamos ou juramos fazer melhor, mas em alguns dias ou semanas nos encontramos fazendo as mesmas coisas. Como Jesus afirmou,“O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus26.41). Deveríamos então nos resignar com a derrota? Não!. Mas se insistirmos em avançar de acordo com o lema, “Vou vencer por meus próprios esforços”, estaremos condenados ao fracasso. Maus hábitos desaparecem com dificuldade. Bons hábitos são difíceis de ser adquiridos. Ser “novo” exige mais que decisões sonoras ou força de vontade. Eis algumas sugestões para mudança, que o capacitarão a realmente se tornar “novo e ainda melhor”:


Encontre suporte. O orgulho pode ser uma pedra de tropeço, especialmente quando se recusa a tirar partido da ajuda que outros podem oferecer. Podemos apreciar a satisfação de fazer algo por nós mesmos, mas o produto final é melhor quando combinamos habilidades e talentos trabalhando em equipe. “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro”(Provérbios27.17). “Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!... Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se” (Eclesiastes 4.9-12).


Encontre estímulo. Nossos planos nem sempre correm como esperamos. Podemos nos deparar com desafios e adversidades. Em tempos assim, podemos ser beneficiados pelo encorajamento, através de palavras de afirmação, do companheirismo e disposição de outros, oferecendo recursos para mudança. “Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos... E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras” (Hebreus 10.23-24).


Encontre força. Nossos melhores esforços podem falhar. É então que precisamos nos lembrar: “Nada é impossível para Deus” (Lucas 1.37). Ao mesmo tempo, precisamos pensar sobre o que Jesus assegurou a Seus seguidores: “Eu sou a videira; vocês são os ramos... Sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma” (João 5.5), e das palavras do apóstolo Paulo: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Filipenses 4.13).


Feliz Natal!

Próxima semana tem mais!

--------------------------------------------------------------------------------

Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes

--------------------------------------------------------------------------------

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Se você pudesse voltar atrás e mudar algo no ano que passou, o que mudaria?

2. Você geralmente toma decisões ou estabelece metas no início do novo ano? Você tem obtido sucesso em atingir seus objetivos?

3. Qual seria a melhor coisa que você poderia fazer no ano vindouro para se tornar “novo e ainda melhor”?

4. Quando sente necessidade de fazer mudanças, ou quando enfrenta grandes obstáculos, você se volta para Deus para adquirir forças?


Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11.14; 19.20; Marcos 10.27; Lucas 10.1-2; 18.18-27; Apocalipse 21.5-8.



MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.