Maná da Segunda

Maná da Segunda - O Duradouro Valor da Sabedoria



Por Rudolf Dainis Smits

Aristóteles disse que o objetivo da educação é fazer com que o aluno goste ou desgoste daquilo que deve gostar ou desgostar – C. S. Lewis 

De acordo com essa citação, os valores que precisamos nos são ensinados para nos preparar para a vida, negócios e carreira profissional. Infelizmente, em muitos casos, isto já não é verdadeiro. 

A Universidade de Harvard (originalmente New College), fundada em 1636, é a mais antiga corporação da América. Ela foi renomeada em 1638 recebendo o nome do Reverendo John Harvard, que começou a faculdade para treinamento do clero. As fachadas dos edifícios históricos de Harvard ostentavam um escudo de pedra esculpido contendo três livros simbólicos (dois com a face para cima e um com a face para baixo), com a inscrição“Veritas” – que quer dizer “verdade”. John Amos Comenius, considerado o pai da educação moderna, desenvolveu uma metodologia educacional que sistematizava a busca da verdade tal como revelada através das Escrituras, natureza (ciência), e razão. O terceiro livro naquele escudo estava respeitosamente com a face virada para baixo representando os limites da razão do homem. (Isto está descrito em The Harvard Wall, - A Parede de Harvard -, de Gary Brumbelo).  

A Universidade de Harvard desde então abandonou sua tradição e se tornou uma instituição secular que não mais endossa essas ideias. O escudo foi redesenhado; o terceiro livro agora está com a face voltada para cima e a inscrição “Por Cristo e a Igreja” foi removida.  As históricas fachadas dos edifícios de Harvard, porém, permanecem inalteradas, testificando de sua herança perdida - o valor da sabedoria e da busca pela verdade em Deus. “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina” (Provérbios 1:7). 

Provérbios 1:1-7 declara que para conhecer a sabedoria e a disciplina, para entender e obter discernimento, e para receber instrução e proceder de forma sábia e reta, com justiça e equidade, é preciso começar pelo temor ao Senhor. As Escrituras ensinam que a busca de todo o saber, entendimento e sabedoria é revelada por meio do conhecimento de Deus (das Escrituras); da natureza (o estudo da ciência e da criação de Deus), e da razão (o instrumento da lógica).  

Valores são essenciais para definir quem somos e fundamentais para a cultura e a sociedade. Empresas e comércio são controlados pela aceitação de padrões e valores. Se tais princípios forem ignorados seremos levados ao fracasso. Como afirmou C. S. Lewis, “Uma crença dogmática em valores objetivos faz-se necessária para a própria ideia de um governo que não seja tirania ou de uma obediência que não seja escravidão.”  

Sabedoria que valoriza a verdade encontrada nas Escrituras.  Uma empresa ou organização de sucesso precisa manter uma visão, missão e um sistema de valores a serem seguidos por seus empregados e que beneficie seus clientes. Nosso trabalho e práticas profissionais são valorizados e permanecem relevantes se operarmos dentro de uma estrutura de princípios bíblicos que protege os direitos, os relacionamentos e o bem-estar de nossos sócios, empregados, colegas e clientes. 

Sabedoria que valoriza a verdade da ciência (natureza).  Empresas de sucesso sustentam a lei comum e mantêm as melhores práticas que incluem a troca justa, preços corretos e valorizam o caráter e a integridade nos relacionamentos e tratos profissionais. “Balanças e pesos honestos vêm do Senhor; todos os pesos da bolsa são feitos por Ele” (Provérbios 16:11). 

Sabedoria que valoriza a razão que se submete a Deus.  A Bíblia nos conta a famosa história do rei Salomão que diante da oferta de riquezas e poder, escolheu a sabedoria. Mais tarde em sua vida Salomão se desviou do caminho da verdade. Ele deixou de apreciar a sabedoria mais do que as riquezas. Ele transigiu com a verdade, a sabedoria e o conhecimento em sua busca por riquezas, cavalos, mulheres e, por fim, violou os próprios princípios que fizeram dele um rei e líder sábio. Ele perdeu o temor de Deus e com ele o reino. As lições apresentadas em I Reis 11:10-12 são importantes; devemos dar ouvidos a elas.  

Próxima semana tem mais!

Rudolf Dainis Smits, bacharel em arquitetura pela universidade MATS, ex-empresário, atualmente é gerente técnico e de design da Hill International - Project and Construction Risk Management; é membro fundador e diretor do CBMC Letônia, membro fundador do Seminário Teológico Reformed Baltic e ex-diretor da Europartners. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1.  Em sua opinião, por que a Bíblia equipara sabedoria ao temor de Deus? Qual o significado de “temor” nesse caso? Como ele é um pré-requisito para a sabedoria, conhecimento e entendimento?

2.  Você já transigiu ou se sentiu tentado a transigir com seus valores no trabalho ou com um cliente temendo o que poderiam pensar ou dizer de você? Qual foi o resultado?

3.  As práticas externas refletem decisões internas sobre o que acreditamos. Se não praticamos ou guardamos tais valores nossa vida se torna uma fachada sem significado. Qual é a base do sistema de valores que guia sua vida pessoal e profissional? Como suas ações concorrem para proteger esses valores?

4.  C. S. Lewis disse: “Nenhuma justificativa de virtude capacitará um homem a ser virtuoso...eu preferiria jogar cartas com um homem cético quanto à ética, mas educado para acreditar que um cavalheiro não trapaceia, do que contra um filósofo de moral impecável, que tenha sido criado entre trapaceiros.” O que Lewis estava dizendo a respeito de simplesmente patrocinar princípios (ou valores) em comparação a alguém que realmente os vive na prática?  

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 9:9; 16:11; Eclesiastes 12:13; Miquéias 6:8; Lucas 11:42; Romanos 11:33; Tiago 3:13,17.  

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.