Maná da Segunda

Maná da Segunda - Perigos da Comunicação Equivocada



Por Rick Boxx

Existe um princípio simples que destaca uma armadilha comum em comunicação: “Não se trata do que você diz, e sim EXATAMENTE o que você diz.”  Não observar isto pode causar problemas significativos — às vezes, desastrosos — nos negócios, bem como nos relacionamentos em geral, como aprendi com toda clareza em um evento que supervisionei. 

Tratava-se de um importante almoço de negócios para nossa organização e o evento começou muito bem. Porém, quando os convidados estavam terminando a salada, notei que nenhuma refeição estava sendo servida. Embora nossa programação estivesse prestes a começar, não havia nenhuma comida à vista! 

Nossos convidados foram finalmente servidos e as apresentações seguiram como planejado, mas a demora causou ansiedade considerável para nossa equipe, bem como para os funcionários do hotel. Só mais tarde fiquei sabendo, que eu havia assinado contratos que diziam que nosso evento aconteceria das 12h às 14h, e não como era de costume, entre 11h e 13h. 

Devido ao meu erro, deixando de ler cuidadosamente os documentos relativos ao evento e, por isso, não corrigindo a diferença no horário, o hotel, compreensivelmente, não estava preparado para nos servir na hora costumeira de almoço.

Podemos encarar isso como um pequeno equívoco em comunicação, mas que causou extremo desconforto para os planejadores do encontro e poderia ter causado a interrupção do evento. Tudo o mais que constava do contrato estava correto — arranjo dos assentos, número de convidados esperados, cardápio e outros detalhes. Um pequeno equívoco na comunicação, porém, poderia ter arruinado tudo. 

Quando falamos sobre comunicação, focamos naquilo que está sendo dito ou escrito, e também na forma como está sendo expresso.  Entretanto, o que não está sendo falado — no caso, a confusão sobre o horário do evento — é crítico para determinar se algo será um sucesso ou fracasso. Descobri que a Bíblia apresenta conselhos excelentes quanto aos perigos de uma comunicação equivocada. 

Consciência de que o que falamos ou não pode levar a más ações. Em Eclesiastes 5:6 lemos: “Não permita que a sua boca o faça pecar”. Prestar atenção aos detalhes e ter alguém para checar seu trabalho, pode evitar penosos equívocos de comunicação oral ou escrita. Minha intenção, definitivamente, não era retardar o serviço das refeições, mas mesmo a falta de intenção pode levar a consequências indesejáveis.

Resposta a erros potenciais. Se eu estivesse determinado a ser mais diligente, conferindo e re-conferindo detalhes importantes, mesmo o mais óbvio, como quando o hotel e eu havíamos concordado que o evento ocorreria, poderia ter evitado essa inconveniência desnecessária. “O coração do que tem discernimento adquire conhecimento; os ouvidos dos sábios saem à sua procura” (Provérbios 18:15). 

Mesmo pequenos detalhes podem levar ao fracasso. Em um belo livro da Bíblia lemos um alerta apropriado: “Apanhem para nós as raposas, as raposinhas que estragam as vinhas, pois as nossas vinhas estão floridas” (Cântico dos Cânticos 2:15). O contexto dessa admoestação não é o mercado de trabalho, mas a ideia pode ser aplicada. As “raposinhas” que encontramos no decorrer de qualquer dia de trabalho podem parecer inconsequentes, e se não cuidarmos delas de modo apropriado, podem causar mais rupturas do que poderíamos sequer imaginar. 

Ao final, apesar da demora em servir nossos convidados, nosso evento ocorreu como planejado. Entretanto, o resultado do meu erro de comunicação poderia ter sido bem diferente, uma lição que jamais esquecerei. 

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Como você entende a citação do autor: “Não se trata daquilo que você diz, e sim EXATAMENTE o que você diz”.

2. Você já enfrentou um erro de comunicação grave? Quais foram as consequências e como o resolveu?

3. Como podemos evitar erros de comunicação e qual a melhor maneira de reagir a eles?

4. Que “raposinhas” que criam problemas você pensou, em termos de comunicação individuais ou corporativas?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos:  Provérbios 10:4; 14:23; 16:21; 19:11; 21:5; 22:3; 27:23-27.



MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL



 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.