Maná da Segunda

Maná da Segunda - Reputação -- Conquista Diária



Por Robert D. Foster



“Uma grande reputação é uma grande responsabilidade” (Thomas Fuller, 1654-1734).




Já pensou sobre o valor de uma boa reputação, essa “grande responsabilidade” na opinião de Fuller, ou sobre o que torna uma reputação favorável? O industrial Henry Ford afirmou isto da seguinte maneira: “Você não pode construir uma reputação sobre aquilo que ainda vai fazer”.



Sobre este tema, alguns anos atrás a companhia petrolífera "Esso" publicou a seguinte nota promocional, na Grã-Bretanha e na América do Norte, para expressar alguns de seus valores corporativos:



“A mediocridade é uma satisfação. Não é muito difícil viver à altura do segundo colocado; qualquer um pode fazê-lo com braços cruzados e pés em cima da mesa. Lealdade a uma grande reputação é tarefa bem mais difícil. Significa se igualar todos os dias aos padrões mais elevados que alguém estabeleceu para si no passado, ou seja, fazer do seu melhor algo habitual”.



Continua a nota: “Para alguém preocupado apenas com sua vida é uma façanha bastante difícil. Para uma indústria que produz milhares de toneladas de seu produto por hora, isto envolve tanto uma zelosa vigilância em relação à qualidade, quanto uma busca ininterrupta por meios de aprimorá-la. Sem essa vigilância e busca contínuas, a tão duramente conquistada reputação não duraria muito tempo. O segundo colocado cuida de si mesmo. Uma grande reputação é refeita diariamente.”



Quando o assunto reputação é abordado pensamos em termos de integridade, honestidade, e outros traços de caráter. Mas a "Esso" aparentemente viu a necessidade de fazer distinção entre uma performance medíocre e o compromisso com a excelência. Interessante! O termo“medíocre” vem do latim

“mediocris”, que significa “abaixo do máximo”. Ser medíocre no nosso trabalho – ou no que quer que façamos – essencialmente significa funcionar abaixo de nossa capacidade máxima.



Alguém descreveu a velhice como um "tempo em que as pessoas correm em círculos ao redor do último patamar que atingiram". Passamos nossas vidas escalando de um patamar para outro. A cada patamar podemos parar para descansar, mas em seguida, nos levantamos e começamos a escalar um novo nível. É quando atingimos um patamar e nos contentamos em ficar rodando em círculos, que nos tornamos velhos, não importa qual seja nossa idade, 25, 45 ou 85 anos. A vida de alguém se torna medíocre quando ele olha a encosta da montanha e se recusa a continuar a escalada, sem interesse de atingir o cume.



O rei de Israel, Salomão, cuja percepção da vida cotidiana lhe conquistou a reputação de homem mais sábio que já viveu, escreveu há milhares de anos atrás: “Uma reputação excelente é melhor do que grandes riquezas; um espírito gracioso é melhor do que dinheiro no banco” (Provérbios 22.1).



Se visitar uma loja de suprimentos para escritório, encontrará uma enorme variedade de produtos como computadores, monitores, papéis de vários pesos e cores, lápis, canetas, móveis e acessórios. Mas nunca encontrará um “Departamento de Reputação”, porque reputação não é mercadoria que possa ser comprada. A reputação de realizar um trabalho de qualidade e ter compromisso com a excelência, somente pode ser ganha um dia de cada vez, momento a momento.



Temos a tendência de enfocar as conquistas imediatas - “Vejam o que eu fiz!” Mas a reputação é melhor considerada ao longo do curso de nossa vida, e temos aprendido por experiência, que Deus está muito mais interessado em nosso rumo do que em nossas conquistas individuais: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens” (Colossences 3.23).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Robert D. e Rick Foster, extraído e adaptado com permissão de "Take Two On Monday Morning" (Dose Dupla na Segunda-feira Cedo). Tradução de Mércia Padovani.


--------------------------------------------------------------------------------

MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

Esse e outros textos podem ser encontrados no endereço http://www.cbmc.org.br
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.