Maná da Segunda

Maná da Segunda:Tempo Desperdiçado - Custo Elevado



Por Rick Boxx



Se você é um “trabalhador normal”, segundo definição de pesquisadores do mercado de trabalho, hoje você vai desperdiçar mais de 25% do seu tempo. De acordo com uma incrível pesquisa baseada na Internet, um trabalhador médio desperdiça 2.1 horas por dia de trabalho, sem incluir o tempo para almoço e os intervalos para o "cafezinho".



Para o empregador, esse descuido com o tempo durante a jornada diária de trabalho atinge custos elevados. Imagine o que poderia ser feito se essas horas fossem usadas de forma produtiva, ao invés do mau uso que se faz delas. Como são gastas essas horas improdutivas? Pesquisa da "salary.com" revela que existem diversas atividades que desperdiçam tempo, porém, as duas mais significativas são: navegar na Internet por motivos pessoais e excesso de "confraternização" entre colegas durante o expediente.



Quando perguntados por que conscientemente desperdiçam tempo no trabalho, um terço dos trabalhadores respondeu que não tem tarefas suficientes para mantê-lo ocupado. Porém, o que me pareceu mais desconcertante foram os 23,4% que justificaram sua indolência, dizendo acreditar que estavam sendo mal pagos. Me parece irônico que alguém jogue fora quase um quarto do seu dia de trabalho e queira contender que deveria ser melhor remunerado.



Provérbios 27.18 nos adverte: “O que cuida da figueira comerá do seu fruto; o que zela pelo seu senhor, será honrado.” Esse provérbio fala de um princípio eterno: colhemos o que plantamos! Se nos dispusermos a fazer nosso trabalho com excelência, com o objetivo principal de, através dele, glorificar a Deus, colheremos os benefícios. Com certeza existem exemplos de empregadores que não reconhecem ou não recompensam empregados fiéis. Mas à medida em que sua habilidade e seu valor se desenvolvem, também se apresentam mais oportunidades para que trabalhem para quem os valorize.



Se você está desperdiçando o tempo de seu empregador de algum modo, considere as conseqüências. Sua empresa se torna menos produtiva, os lucros serão menores e você se arrisca a não ser honrado, nem a ter o reconhecimento devido. E, o mais importante, não estará trabalhando com todo o coração “como para o Senhor”, como ensina a Bíblia (Colossenses 3.17,23).



Para evitar que caia em indolência, tornando-se desperdiçador e improdutivo, não apenas com seus talentos, mas também com suas habilidades e experiências, examine suas atividades diárias periodicamente. Avalie sinceramente como emprega seu tempo e determine seu nível de produtividade. Você sente que realmente fez o seu melhor e realizou o máximo que podia num determinado dia? Eu sugeriria que não fizesse essa “auto-inspeção” uma única vez, mas com regularidade. Poderá vivenciar uma experiência enriquecedora. Quando perguntar, “Onde foi parar o meu tempo?”, será capaz de encontrar uma resposta racional e correta.



Ao fazer essa auto-avaliação, não tenha por objetivo recuperar o tempo perdido. O que passou, passou – não pode ser mudado. Mas você pode usar essa revisão para fazer melhor no futuro. Quando – e se – falhar nessa questão, lembre-se: você vai colher o que semear! “Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente” (II Coríntios 9.6)



Próxima semana tem mais!


Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.