Maná da Segunda

Mana da Segunda - Você Trabalha Para quê?



Por Robert J. Tamasy

Se pesquisar 100 empresários e profissionais, obterá 100 diferentes explicações sobre a razão por que trabalham e o que pretendem alcançar com ele.

“Ganhar a vida” seria provavelmente a mais comum. Trabalha-se para ganhar dinheiro para comida, moradia e roupas; manter o estilo de vida escolhido; adquirir coisas precisas e desejadas, e ajudar a sustentar causas nas quais se acredita. Existem, porém, outras respostas.

Para alguns, trabalho proporciona senso de missão e significância. Outros, buscam reconhecimento pessoal das habilidades e talentos. Para outros, ainda, apenas uma maneira de passar as horas. Os menos egoístas, com inclinações filantrópicas, encaram trabalho como meio de servir a outros. Para a maioria, é instrumento para se encaixar na sociedade e contribuir para o mundo que os rodeia. Enfim, para ter realização no trabalho, deve-se ter resposta clara para a pergunta: “Para que você trabalha?”

A Bíblia apresenta perspectivas interessantes da questão, desafiando as noções predominantes e por que fazemos o que fazemos:

Trabalhar pelo que não pode ser tirado. Metas profissionais proporcionam satisfação passageira. Passada a novidade, a atitude é: “O quem vem depois?”, ou, “E agora?”. Jesus desafiou Seus seguidores a lutar por objetivos que não podem desaparecer ou ser removidos. “Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde a traça e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las” (Mateus 6.19-20).

Trabalhar por coisas duradouras. Na próxima semana muitos celebrarão o "Dia de Ação de Graças", dia festivo em que a maioria come mais que o necessário. Todos nós precisamos de nutrição, mas Jesus disse que há “comida” melhor a buscar. “Não trabalhem a fim de conseguir a comida que se estraga, mas a fim de conseguir a comida que dura para a vida eterna... Eu sou o pão da vida. Quem vem a Mim nunca mais terá fome, e quem crê em Mim nunca mais terá sede” (João 6.27,35).

Trabalhar por recompensas eternas. Todos já descobrimos que reconhecimento e honras humanos são temporários. Num dia somos a “estrela” da companhia; no dia seguinte, outro assume o papel. Por isso, o melhor é lembrar-se do Único que definitivamente oferece recompensas que ninguém pode nos tirar. “O que vocês fizerem, façam de todo o coração, como se estivessem servindo ao Senhor e não as pessoas. Lembrem que o Senhor lhes dará como recompensa aquilo que Ele tem guardado para o Seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocês servem é Cristo” (Colossenses 3.23-24).

Próxima semana tem mais!
Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan & Cristina Nieto

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Esta pergunta é para você: Para quê você está trabalhando?
2. Concorda que para obter realização no trabalho, você deve ter clara resposta para essa pergunta?
3. Já viveu a experiência de perceber que seu motivo presumido para trabalhar não era adequado?
4. Como você reage às motivações bíblicas para o trabalho aqui mencionadas?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 6.6-8; 11.25; 22.9; 24.30-34; 28.20; Eclesiastes 3.9-14; 4.8-12.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.