Mensagem do dia

Mensagem do Dia 31 -> A carta de Jeremias



Leitura: Jeremias 29.1-4

Este é o conteúdo da carta que o profeta Jeremias... (v. 1)

Nas últimas semanas, estivemos meditando sobre os acontecimentos que levaram a parte restante e autônoma de Israel, a região de Judá, a sucumbir perante o rei Nabucodonosor, por volta de 597 a.C. A desobediência provocou a deportação e o exílio de milhares de judeus para a Babilônia (2Rs 24.2-4,20). Nesse contexto, vamos encontrar o profeta Jeremias, observador atento desse período e participante ativo no destino do povo de Deus.
Mas quem é Jeremias? Ele viveu num tempo de profundas transformações, tanto para o povo de Israel como para os povos circunvizinhos. Nascido por volta 650 a.C., Jeremias cresceu na casa de seu pai Hilquias, em Anatote (Jr 1.1), uma localidade situada a 7 km ao noroeste de Jerusalém. Na época de seu nascimento, o grande poder dominante no Oriente Médio era a Assíria, que já havia tomado a parte norte do antigo reino de Davi, o reino de Israel. Ao longo de sua vida, Jeremias conheceu os governos dos reis Josias, Jeoaquim e Zedequias, em Judá.
A partir desse contexto, queremos, durante esta semana, ouvir e meditar nas palavras que Jeremias, como testemunha ocular dos acontecimentos, enviou a “todos os exilados” (v. 4), como Palavra de Deus. No entanto, desde a sua vocação (Jr 1.4-10), Jeremias detectou o conflito que existe em cada um de nós quando somos chamados a anunciar a Palavra de Deus e sentimo-nos incapazes para tal tarefa (v. 6). Em função disso, o profeta não colocava a confiança em sua capacidade de falar, de argumentar e de convencer, mas sim, em Deus, que o havia chamado para essa tarefa (Jr 20.7).

Oração: Senhor, lembra-nos de que Tu nos sustentas para que possamos anunciar a tua Palavra. Amém.

Orando em família. Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.