Mensagem do dia

Mensagem do Dia 06 -> As vestes do sumo sacerdote



Leitura: Êxodo 28.1-5 e 15-30

“Para o seu irmão Arão, faça vestes sagradas que lhe confiram dignidade e honra.” (v. 2)

O livro da Bíblia menos lido certamente é Levítico. O motivo é o fato de ele, juntamente com o final de Êxodo e Números, registrar as leis cerimoniais e sociais que Moisés deu ao povo de Israel por ordem de Deus. Muitas destas leis parecem-nos muito estranhas, pois não vivemos mais na Antiga Aliança. Nas próximas semanas, porém, meditaremos sobre três passagens de Levítico e descobriremos que também este livro aponta para a grandiosa obra de Deus em Cristo Jesus.
Começaremos por um detalhe singelo, mas precioso: pelas vestes do sumo sacerdote.
Quando se revelou ao povo de Israel no Monte Sinai, Deus instruiu Moisés para constituir sacerdotes para o seu povo: “Chame seu irmão Arão e separe-o dentre os israelitas, e também os seus filhos Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar, para que me sirvam como sacerdotes”. Sua tarefa seria a de representar o povo diante de Deus, intercedendo por ele. Ao mesmo tempo, eles apresentariam Deus, anunciando ao povo sua Palavra (Hb 5.1).
Em vista dessa nobre função confiada a Arão, Moisés deveria mandar fazer “vestes sagradas que lhe confiram dignidade e honra”. Assim foram convocados “todos os homens capazes” a quem Deus dera habilidade para fazerem as “vestes para a consagração de Arão: um peitoral, um colete sacerdotal, um manto, uma túnica bordada, um turbante e um cinturão”. Para isso, eles usaram “linho fino, fios de ouro e fios de tecidos azul, roxo e vermelho”, os materiais mais preciosos de que dispunham.

Oração: Senhor amado, ao instituir o sacerdócio em Israel, Tu nos ensinas que quem media entre ti, o Deus santo, e nós, humanidade pecadora, precisa de dignidade!
Orando em Família.
Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!

Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.