Mensagem do dia

Mensagem do Dia 13 -> Casamento & divórcio



Leitura: Mateus 19.1-12

Os discípulos lhe disseram: “Se esta é a situação entre o homem e sua mulher, é melhor não casar”. (v. 10)

Os discípulos haviam assistido ao diálogo de homens piedosos com Jesus. O assunto daquela conversa continua atual. Também hoje ‘casamento e divórcio’ não freqüentam apenas as novelas da tevê, mas também círculos piedosos e igrejas.
O que assustou os discípulos não foi a opinião dos fariseus. Como estes, eles não viam problemas em divorciar-se, pois a Lei de Moisés o permitia (Dt 24.1-3). O que os deixou atônitos foi a afirmação de que Moisés permitira o divórcio apenas como concessão à dureza de coração humano e que isso não foi assim desde o princípio. Como no Sermão do Monte, Jesus contrariava mais uma vez a Lei e a tradição com autoridade: “Mas eu lhes digo” que a vontade do Criador é outra (Mt 5.22ss)!
O que assusta nessas palavras é a percepção de que também no casamento nossos propósitos, mesmo os mais piedosos, estão em rota de colisão com a vontade de Deus. Por quê?
Jesus não deixa dúvidas: também na vida conjugal a dureza do coração leva a contrariar a vontade de Deus!
Essa é a marca registrada da humanidade desde Adão e Eva! Quando Deus criara a mulher, Adão declarou apaixonado: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne” (Gn 2.23). Mas, logo após a queda, ele reclamaria, em alto e bom som: “Foi a mulher que me deste por companheira ...” (Gn 3.12).
Como bons aprendizes, os discípulos logo suspeitaram da dureza do seu próprio coração. Concluíram que, sem derrotar esse egoísmo inato, era melhor não casar.

Oração: Senhor Jesus, obrigado que anuncias a vontade do Pai e não permites que camuflemos nossa dureza de coração com piedosas concessões! Flagra-nos também no nosso egoísmo!

Orando em Família.
Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!

Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.