Mensagem do dia

Mensagem do dia 05 -> Fidelidade à vocação



Leitura: Jeremias 29.29-32

O sacerdote Sofonias leu a carta para o profeta Jeremias. (v. 29)

As acusações e as insinuações maldosas de Semaías chegam a Jeremias por intermédio do chefe do templo em Jerusalém, Sofonias. Este era um homem de confiança do rei Zedequias (Jr 21.1; 37.3). Pela sua proximidade com o rei, Sofonias poderia aproveitar a oportunidade para denunciar Jeremias ao rei, por causa de sua mensagem que não encorajava a busca da liberdade nacional, como tentou fazer Semaías. Contudo, seu procedimento foi outro. Ele agiu de maneira leal e com justiça para com Jeremias, lendo as denúncias que foram feitas contra o profeta, dando-lhe também a oportunidade de reagir. Com essa atitude, Sofonias mostra a natureza do seu caráter.
Jeremias, por sua vez, não assume as acusações em termos pessoais. O que está realmente em disputa não é o seu nome ou a sua honra pessoal, mas sim, a realização da vontade de Deus. Por isso, ao escrever novamente aos exilados (v. 31), Jeremias não fala que ele se sente ofendido pela profecia de Semaías, porém, que o falso profeta, não enviado, encoraja as pessoas a crerem numa mentira (v. 31). Confiar em mentiras significava, para Jeremias, tentar atravessar-se nos planos de Deus por intermédio de projetos pessoais. Enquanto Semaías procurava enquadrar a vontade de Deus nos seus interesses, Jeremias colocava a sua mensagem e o seu testemunho a serviço da vontade de Deus. Agindo assim, o profeta não escondia os seus sentimentos, mas sabia que acima destes estava Deus e a validade de Sua Palavra (Am 7.16s). Quem, por sua vez, se interpunha no caminho da realização da vontade de Deus, estava sujeito a juízo (Jr 28.16; 29.32).

Oração: Senhor, ajuda-nos a preservar o senso de justiça em nossas relações e a fidelidade à vocação com que nos agraciaste. Amém.


Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.