Mensagem do dia

Mensagem do Dia 19 -> Há sujeira e sujeira!



Leitura: 2 Reis 23.8-9 e Deuteronômio 12.11-14

Embora os sacerdotes dos altares não servissem no altar do SENHOR em Jerusalém, comiam pães sem fermento junto com os sacerdotes, seus colegas. (2Rs 23.9)

Para poder destruir os apetrechos dos cultos pagãos, Josias contava com a ajuda do sumo sacerdote... sacerdotes auxiliares... guardas das portas (v. 4). Isto é, a ordem vinha de cima, e cada funcionário do templo tinha sua participação distinta: o objetivo era cumprir mais uma vez a ordem da Lei de Deus (Dt 12.13s). Que Josias queria centralizar o culto do reino de Judá em Jerusalém, fica claro a partir de 2 Reis 23.8-9, com sua descrição da ronda feita pelo rei. “Todos trabalhando aqui!”
E todos foram. Para trabalhar? Sacerdotes pagãos vão fazer o que no templo? Aí está o problema, pois o versículo 9 os chama de “colegas”, ou “irmãos” (ARA). Eram então levitas? Tudo indica que sim. Mas eram levitas paganizados! E, por isso, não lhes era permitido servir no altar do Senhor.
Mas, ao mesmo tempo, eles não passaram fome, e nem tampouco foram triturados como se fossem meros objetos, ou como se fossem os sacerdotes idólatras que predominavam em Israel, o reino do Norte (v.19-20). Para estes não havia jeito, de tão gravíssimos que eram os seus erros.
Voltando à faxina, o texto parece dizer-nos que há sujeira e sujeira! E há mesmo. Cada dona de casa sabe que há sujeira que não mata, que se pode tolerar. Também há líderes religiosos que não andam 100% na linha, mas que precisam ser tratados com dignidade. Nem por isso, vamos tê-los a nos ministrar em nome de Deus como se eles representassem o ideal bíblico.

Oração: Senhor, muitos falsos profetas têm saído pelo mundo (1Jo 4.1). Quero aprender a detectar o erro sem desprezar quem erra. Por favor, ensina-me!

Orando em família. Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.