Mensagem do dia

Mensagem do dia 23 -> O líder e o seu caráter coerente



Leitura: 1 Timóteo 3.1-5

Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus? (v. 5)

Nossa leitura começa com uma referência ao “bispo”. Essa palavra vem do grego e significa literalmente “aquele que olha de cima”, “supervisor”. Depois Paulo lembra dos diáconos. Também essa palavra provém do grego e significa “servo, escravo”.
Paulo, no entanto, não está elaborando uma hierarquia dos cargos e funções na igreja. Ele aponta para a diferença de tarefas. O supervisor não é mais do que o servo. Onde ninguém serve, de nada vale supervisionar. Da mesma forma, muitos servos sem supervisão podem ficar atrapalhando um ao outro. Paulo aponta características cristãs indispensáveis para liderar o povo de Deus, em ambas as funções:

- a boa reputação busca coerência em palavras e atitudes;
- a fidelidade no matrimônio e zelo pela família cultiva as virtudes cristãs no lar, de modo que a preocupação do líder não esteja apenas voltada para a igreja;
- o zelo pela verdade compreende, ensina e aplica a verdade de Deus expressa na sua Palavra;
- a moderação cultiva a sobriedade e busca sabedoria e discernimento para viver debaixo dos planos de Deus.

Essa lista de qualidades espera muito do líder! Mas ela não ignora a humanidade pecadora de cada um de nós. Por isso, Paulo nos chama a voltar, a cada dia, para o Senhor da graça, do qual provém todo o perdão e, ao mesmo tempo, poder para viver dentro dos planos de Deus e exercer nossa vocação cristã.
Não quero propor agora que você avalie o nível de coerência dos líderes de sua igreja local. Apenas volte-se ao Senhor, perguntando pelo seu lugar no corpo de Cristo e sua disposição em viver santidade de vida.

Orando em família. Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.