Mensagem do dia

Mensagem do dia 23 -> Somos estrangeiros e peregrinos



Leitura: Levítico 25.13-17, 23-28 e Hebreus 11.13-16

“A terra não poderá ser vendida definitivamente, porque ela é minha, e vocês são apenas estrangeiros imigrantes.” (Lv 25.23)

Além do aprendizado da confiança em Deus e da preservação da terra, o Jubileu também tinha como propósito libertar nosso convívio da desigualdade social. A cada geração a terra deveria voltar à partilha inicial da terra prometida, devolvendo-se a cada família sua herança (Nm 36.9). Assim, seriam revertidas as grandes diferenças econômicas entre os israelitas. Como já vimos, a questão da terra está ligada ao sustento e não tê-la implicava grandes dificuldades econômicas. Há 4 princípios sobre a terra no jubileu: 10) ela não podia ser vendida porque era herança do Senhor (1Rs 21); 20) as terras “compradas”, na verdade, eram arrendadas até o próximo jubileu; 30) a terra “empenhada” era devolvida ao antigo dono; 40) por fim, toda a terra vendida seria resgatada.
Essa maneira de organizar a economia lembra-nos que somos estrangeiros neste mundo. Nossa vida aqui na terra é passageira e não deveríamos gastá-la acumulando bens materiais (Mt 6.19-24). O que temos em nossas mãos não é nosso. É de Deus e só temos o que temos por sua graça e bondade. O Senhor nos dá tudo para administrarmos com justiça e igualdade. Sua Palavra desafia-nos a gastar os recursos não em nosso próprio benefício, mas colocá-los à disposição do Reino de Deus.
Nesses últimos anos, eu tenho feito várias mudanças de uma casa para outra. Quando começo a encaixotar minhas coisas, percebo que tenho muito mais do que preciso, mas sempre de novo sou tentado a achar que preciso “ter” mais e mais.
O evangelho desafia-nos à vida simples e focalizada nas coisas eternas. Isso não significa que não podemos ter nada, mas significa que o nosso coração não deveria estar preso a essas coisas.
Orando em família. Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui!
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.