Mensagem do dia

Pão Diário -> A lição das lembranças



LEITURA BÍBLICA
Êxodo 13.1-14

Lembro-me ... do que pode me dar esperança (Lm 3.21).

Todos nós temos a tendência de esquecer o que deveríamos lembrar e lembrar o que deveríamos esquecer. As lembranças são realidades que marcam nossas vidas, como diz o autor da Carta aos Hebreus: “Lembrem-se dos primeiros dias ... quando suportaram muita luta e muito sofrimento” (10.32). Elas podem ser lembranças de um passado remoto (como derrotas e reestruturação, pecado e perdão, orgulho e queda), de um passado mais recente ou quase atuais, que se deram ontem, quase hoje.
O povo de Deus aprendeu, às vezes duramente, os atos salvadores de Deus. Deus queria que o seu povo se lembrasse do que ele fizera, marcando seus corações, mentes e almas com recordações nítidas de como agira em seu favor: “Comemorem esse dia em que vocês saíram do Egito, da terra da escravidão”. Por isso, no seu amor e misericórdia, ele tomou providências e medidas excepcionais para que o povo sempre pudesse lembrar-se da sua libertação – “No futuro, quando os seus filhos perguntarem ‘Que significa isto?’ digam-lhes: ‘Com mão poderosa o Senhor nos tirou o Egito, da terra da escravidão”.
Há lembranças que apressam nosso aprendizado - as experiências passadas, sejam boas ou amargas, apressam esta compreensão, na medida em que nos marcaram profundamente; e há lembranças que dinamizam o nosso ser para alcançar novos níveis, novas metas, novos alvos, novos propósitos. Quando lembramos do passado, seja ele remoto ou recente, nós nos equipamos melhor para as tarefas que estão acontecendo agora.
Desta mesma maneira, Deus deseja que tenhamos nítida, em nossa memória, a libertação que ele nos dá por meio do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim” (Lc 22.19). Isto é uma lembrança que realmente traz esperança. - EOL

O que as suas lembranças ensinam a você?


Rádio Trans Mundial : Buscamos levar a Palavra de Deus aos homens de nossa terra, para que tenham contato com o poder transformador do Evangelho.

Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.