Mensagem do dia

Pão Diário -> Rituais



Leitura Bíblica
Joel 2.11-18

Desejo misericórdia, e não sacrifícios; conhecimento de Deus em vez de holocaustos (Os 6.6).

Somos especialistas em criar rituais. Criamos hábitos que repetimos tanto que acabam por perder seu significado. Orar, por exemplo. Posso estabelecer que devo orar, digamos, três vezes ao dia, como fazemos com as refeições. Aí, na hora marcada, eu vou falar com Deus, não importa se estou disposta ou não. A oração então se torna um punhado de palavras vazias, meramente repetidas e que não demonstram o que estou sentindo. Mas, enfim, cumpri meu ritual. Também posso agir assim quando estou com minha família ou conversando com meus amigos, quando vou à igreja ou decido ler a Bíblia. Apenas rituais vazios.
Como Deus reage diante dessas atitudes? O texto de hoje nos lembra que um coração “rasgado” (sincero) diante de Deus vale mais que qualquer ritual. Às vezes, é difícil entender isso, pois Deus tinha dado ao povo um sistema de sacrifícios por seus pecados e um conjunto de leis a cumprir, ou seja, ditou os elementos que desejava para Sua adoração, só que estes elementos só fariam sentido quando feitos conscientemente, de coração.
Lendo o livro de Joel, dá para perceber que o povo estava distante de Deus (1.14), por isso o profeta anunciava grandes e terríveis juízos que seriam executados pelo Senhor. Mesmo assim, Deus deu a eles uma chance para que se arrependessem (2.12-14): deveriam deixar seus rituais sem significado e voltar-se para Deus, que é misericordioso e, diante da resposta humana, pode até mesmo cancelar o castigo, como fez com Nínive (Jonas 3).
Deus não quer rituais, Ele quer o nosso coração. Não seja apenas religioso, mas sim adore a Deus com o coração sincero, expressando por meio de sua vida seu amor a ele. - VWR

O coração sincero agrada a Deus.

Rádio Trans Mundial : Buscamos levar a Palavra de Deus aos homens de nossa terra, para que tenham contato com o poder transformador do Evangelho.
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.