Mensagem do dia

Pão Diário -> Velho e novo



Leitura Bíblica
Jeremias 32.36-41

Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês (Lc 22.20).

A Bíblia consiste de duas partes principais, que conhecemos por Velho e Novo Testamento. E a Bíblia também fala de um velho e novo testamento, referindo-se a um velho e novo pacto ou aliança estabelecido por Deus. Nesses pactos Deus faz as suas promessas e exige da parte do homem a sua submissão e obediência.
O velho pacto ou aliança consistia num ajuste escrito em duas tábuas de pedra, nas quais estavam gravados os Dez Mandamentos que Deus passou por meio de Moisés ao povo de Israel e para toda a humanidade.
A fraqueza deste pacto reside no fato de que ele não causou uma transformação de vida. O homem, na sua natureza afetada pelo poder do pecado, não tinha condições de sair do seu círculo vicioso e viver os princípios da lei de Deus. O pacto antigo fora, pois, escrito em tábuas de pedra e não em corações de carne, pelo Espírito.
Por isso Deus já vinha anunciando, pelos profetas do Velho Testamento, um novo pacto. Este não consistiria no poder da letra que mata, mas no Espírito que vivifica (2Co 3.6).
O centro dessa nova aliança tem em Jesus a sua razão, motivação e consumação. Em favor dela Jesus derramou o seu sangue. Isto é, deu sua vida. A parte do ser humano agora é: a) reconhecer o seu estado de pecador, ou seja, o seu estado de separado de Deus, b) reconhecer em Cristo o seu único meio de reconciliação com Deus e c) arrepender-se dos seus pecados e crer em Jesus como seu suficiente Salvador e Senhor. Isto resulta na transformação que a Bíblia também chama de conversão e vida nova. Com muita propriedade o apóstolo Paulo então afirma: “Se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas” (2Co 5.17). E o apóstolo João, por sua vez, declara: “Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida” (1Jo 5.12). Você já vive nesta nova aliança? - HM

No centro da velha e nova aliança temos a promessa: “... serei o seu Deus, e vocês serão o meu povo”.
Rádio Trans Mundial : Buscamos levar a Palavra de Deus aos homens de nossa terra, para que tenham contato com o poder transformador do Evangelho.
Veja mais Mensagem do dia

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.