Reflexão

A Fé Começa em Casa – Demonstre Afeto



Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se lhe opõem fiquem envergonhados por não terem nada de mal para dizer a nosso respeito.
(Tito 2:7-8)

Os pais precisam se amar e permitir que seus filhos vejam as expressões de afeto entre eles. Alguns de nós pensamos que isto não é necessário, mas digo a vocês que é muito importante.

Certo dia nós estávamos querendo colocá-los na cama mais cedo para ter um tempo para nós. Então, preparamos o jantar mais cedo, banho nas crianças e cama. Durante o jantar um deles, que tinha assistido o canal sobre vida animal naquele dia, vira pra gente e trava o seguinte diálogo:

— Por que vocês querem que a gente durma cedo hoje?

E antes que eu pudesse dizer qualquer coisa ele completa num tom de quem compreendeu tudo:

— Ah! Hoje é a noite do acasalamento papai?

Foi uma risada só!

Este mesmo filho, quando estava por volta dos 12 anos, passou por uma situação bastante complicada com seus amigos, e nós não sabíamos.

Seus amigos, que não eram cristãos, estavam tendo problemas em casa. A maioria deles estava com os pais se separando. Conversavam no colégio e ele estava esperando o momento que isto aconteceria em casa, mas não nos falava nada, mas no seu coração estava passando por um temor muito grande que isto fosse acontecer conosco.

Depois de muitos anos é que ele nos contou o que fazia. Quando nós os colocávamos na cama e orávamos com cada um, ele fingia dormir, mas estava acordado. Quando nós entravamos no quarto, ele ia até à porta e ficava ouvindo o que estávamos falando e fazendo.

Para ele, se houvesse sinal de que estávamos nos relacionando, significava que nós nos amávamos e que não haveria separação.

Algo que deve ser tão corriqueiro na vida conjugal e que foi de extrema valia para a construção da personalidade dele. Muitos casais, ficam tão preocupados nesta hora, pensando que qualquer barulho por menor que seja é ruim, quando na verdade pode ser muito importante para nossos filhos.

Outros casais passam muito tempo sem se relacionar fisicamente, o que acaba sendo ruim para eles, e se é ruim para eles imagine para o lar como um todo. Outros não demonstram carinho e afeto um pelo outro e desejam que os filhos sejam carinhosos e afetuosos. Tudo que é normal no lar será seguido pelos nossos filhos no seu futuro lar, pois estes aprendem em casa como é uma família abençoada.

Há algum tempo, quando celebramos Bodas de Prata, um de nossos filhos quebrou todo o protocolo e fez questão de falar a respeito de nós a todos os presentes. Ali, brotou do seu coração aquilo que aprendeu em casa e pôde falar do exemplo que temos sido para ele e como isto marcou sua vida até aquele momento.

Falando de demonstrar cuidado e amor, sempre que possível levo uma xícara de café na cama para a Telma, e um dia destes eu vi como é que se faz um desenho no café e dei um jeitinho de fazer um coração no café que entreguei para ela na cama.

Nosso filho mais novo que já tinha acordado e estava na cama esperando achou o máximo. Não sossegou enquanto não expliquei como se fazia o desenho.

Poucos dias depois acabei viajando e sempre que viajo peço ao mais novo que cuide da mamãe e da casa, pois é o homem da casa enquanto estou fora.

Na manhã seguinte não deu outra, ele foi até a cozinha, fez um café para a mamãe e desenhou um coração, do jeito que ele aprendeu. Nem preciso dizer que a mamãe ficou maravilhada com o carinho do filho.

Não disse a ele que fizesse isto, mas ele viu minha demonstração de carinho pela mãe e foi fazer a mesma coisa para ela.

Senhor Jesus, que eu possa ser um exemplo a ser seguido, assim como você é. Que seu amor possa inundar meu coração a ponto de eu amar aos que estão à minha volta da maneira como convém. Que minhas atitudes sejam sempre agradáveis para com meu cônjuge e para com nossos filhos. Amém!

Luis Antonio Luize



ICHTUS – Uma Parceria Diária com Deus
Edificando o Povo de Deus pela Internet

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.