Reflexão

A Fé Começa em Casa – Esteja Presente



Então o rei ficou profundamente triste. Subiu à sala que ficava por cima do portão e começou a chorar. Ele andava para lá e para cá e gritava: — Ó meu filho! Meu filho Absalão! Absalão, meu filho! Eu preferiria ter morrido no seu lugar, meu filho! (2 Samuel 18:33)

Na passagem do Velho Testamento que encontramos em 2 Samuel há um choro de angústia de um pai. Davi, o homem segundo o coração de Deus, havia errado na criação de seu filho Absalão, culminando com a sua morte.

Tudo começa quando um dos filhos de Davi se enamora de uma meia irmã. Este segue os conselhos de um rapaz mal intencionado que lhe dá a sugestão de forçar sua irmã a ter relações com ele. Enquanto isto Davi estava alheio a tudo que acontecia, ocupado que estava com suas atividades como rei de Israel.

Davi não atendia seus filhos em geral, assim como muitos de nós, como pais, também nos ocupamos de nossas atividades diárias e delegamos tudo que acontece com a família para nossa esposa. As esposas são excelentes no que fazem, mas o fato é que há papéis que o homem, como pai, deve desempenhar e não tem quem possa fazer por ele.

Quando abdicamos de nosso papel alegando preocupação com o trabalho, necessidade de trazer o sustento para casa, necessidade de dedicação pelo início de carreira numa empresa e inúmeras outras alegações como estas, nós abrimos a porta para que alguém tenha acesso ao coração de nossos filhos. Estas pessoas poderão lhes encaminhar bem na vida, ou desencaminhá-las de forma desastrosa.

Seu filho Amnom consumou o ato com Tamar e em seguida a abandonou. Se ao menos ele tivesse honrado o que fez, seria menos pior, mas apesar de ser filho de Davi, não possuía as mesmas qualidades de seu pai, mesmo porque não havia sido ensinado por ele.

Davi ficou sabendo, irou-se mas não fez nada, enquanto Absalão seu irmão recebeu Tamar em sua casa e cuidou dela. Dois anos se passaram e Absalão arquitetou uma forma de matar Amnom e depois fugiu para outra cidade.

Apenas três anos depois é que Davi chamou Absalão de volta para Jerusalém. Passaram-se dois anos e Davi não se encontrou com ele. Então determinou em seu coração fazer uma revolta contra seu pai pois havia amargura e ira no seu coração. Para ele seu pai era um homem que não se importava com ele e nem com seus sentimentos.

Muitos de nossos filhos se encontram exatamente assim como Absalão. Acabam se revoltando contra seus pais, não lhes obedecem mais e sequer desejam contato com els. A distância acaba aumentando até que fica insustentável as duas pessoas, pai e filho, estarem juntos no mesmo local.

E pensar que tudo começou da falta de atenção do pai para com o filho.

Absalão organizou a revolta e usando das fraquezas de Davi criticou-o, mudando o coração do povo que passou a apoiá-lo em suas pretensões de governar, crendo que faria algo muito melhor do que seu pai.

Instala-se no palácio real enquanto Davi fugia com sua comitiva. Inicia-se uma perseguição a Davi por parte de Absalão. Davi dá ordens aos seus soldados que nada façam com Absalão, mas Joabe acaba por matá-lo a flechadas.

O versículo que lemos acima é exatamente quando Davi recebe o relato da morte de Absalão. Um fim trágico para uma família.

Cinco anos de negligência cobraram seu preço. Davi expressa seu desejo de dar a sua vida pelo seu filho morto, mas enquanto vivo não lhe havia dado sequer uma parte do seu tempo – não esteve presente.

A casa de Davi teria um clima e resultado diferentes se ele tivesse estado presente para seus filhos.

Nossos filhos não precisam de muito tempo junto de nós, mas precisam ter um tempo de qualidade com frequência, para que possam ser firmados em sua identidade e saibam agir como homens espelhando-se em seu pai.

Lembre-se que nunca é tarde para mudarmos nossos hábitos e que precisaremos de mais ou menos tempo para ajustar nossos relacionamentos de acordo com a distância que nossos filhos possam estar de nós devido à falta de atenção.

Senhor Jesus, me auxilia para que possa ter o discernimento de organizar minha vida de forma a dedicar tempo ao que realmente importa. Auxilia-me nos afazeres do dia a dia para que possa ter tempo para estar com os filhos e com a família e assim possa mudar a história da minha casa. Amém!

Luis Antonio Luize
ICHTUS – Uma Parceria Diária com Deus
Edificando o Povo de Deus pela Internet


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.