Reflexão

A Fé Começa em Casa – Quem Casa Quer Filhos



Quem acha uma esposa encontra a felicidade: recebeu uma bênção de Deus, o Senhor. (Provérbios 18:22)

Antes do casamento é comum os noivos se preocuparem com os preparativos da cerimônia. Desde os convites até o local da recepção, o cardápio e as lembrancinhas. Todos, conforme suas possibilidades, desejam receber bem seus convidados para juntos alegrarem-se pela formação de uma nova família.

Aliás, quando pensamos em família logo vem à mente filhos, pois até então ambos eram apenas um casal. Alguns desejam filhos logo, outros desejam aguardar um pouco, de qualquer forma, raramente vemos um casal que se casa e não deseja filhos, pois é algo natural num casal. Deus nos criou e colocou em nosso interior um desejo de gerar filhos e filhas, e como tenho quatro, posso dizer que é algo maravilhoso da parte de Deus para aqueles que o amam.

Por isto mesmo é que antes do casamento é importante que os noivos possam fazer um exame pré-nupcial. Estes exames vão analisar a saúde de ambos do ponto de vista do aparelho reprodutor humano. Muitos problemas e desentendimentos podem ser resolvidos mesmo antes do casamento, ao saber a condição de cada um.

No meu caso e da Telma, antes de nos casarmos fomos fazer o exame pré-nupcial. Tudo transcorreu bem para ela, mas no meu exame não foi bem assim.

O médico faz o exame e começa a fazer algumas perguntas para mim:

— Quando você corre sente dores nos testículos, não é?

— Sim! Respondi.

— Se usa uma cueca mais folgada, sente dores também, correto?

— Sim, como sabe?

— É que você tem uma varicocele!

— Vari… o quê?

— Uma variz nos testículos, o que causa dor e mais do que dor, traz a incapacidade de gerar filhos pela infertilidade, pois os espermatozóides não são gerados devido à alta temperatura causada pela variz.

Fiquei chocado. Não sabia o que dizer, mas perguntei:

— Doutor, e no meu caso é grave? Falei isto na esperança de fosse algo simples.

— Sim, é! Ele me respondeu. Você está com menos de 20% de fertilidade neste momento!

— Bom, a solução para você é uma cirurgia para correção da varicocele. Podemos marcar para amanhã?

Eu não conseguia conter minha emoção. Eu sempre desejei ter uma família e filhos. Jamais passou pela minha cabeça algo como estava me acontecendo. Reuni forças e perguntei:

— Doutor, mas eu poderei ter filhos não é?

— Bom, tecnicamente, enquanto houver um espermatozóide você pode ter filhos. Mas eu recomendo que mesmo com a cirurgia você tenha filhos nos próximos 6 meses, pois depois disto eu não posso dar qualquer tipo de garantia a você.

Meu mundo veio abaixo. Todos os sonhos e planos com a minha noiva, como seriam a partir dali? Ela já me havia dito que gostaria de ter filhos, e provavelmente eu não poderia lhe dar. Marquei a cirurgia para a semana seguinte, assim teria mais tempo para me preparar psicologicamente para este fato.

Logo mais a tarde encontrei a Telma e ela perguntou como havia sido o exame. Eu respondi assim:

— O médico disse que tenho menos de 20% de chances de ter filhos nos próximos 6 meses e que a partir daí não garante nada. E continuei.

— Eu sei que você deseja ter filhos, e eu não poderei te dar filhos. Se você entende que isto é muito importante para você, eu te libero do compromisso de noivado comigo para que você possa ir em busca de alguém que possa te dar filhos.

Falei isto tudo sentindo muita dor dentro de mim, mas jamais gostaria que a Telma fosse infeliz pela impossibilidade de ser mãe. Eu não sabia o que ela responderia, mas quando ela disse o que pensava foi um choque para mim, pois me mostrou uma nova possibilidade. Ela disse:

— Se aprouver a Deus nos dar filhos, não será isto que vai impedi-lo!

Imediatamente meu coração se encheu de amor por ela e de confiança em Deus. Quase um ano depois estávamos nos casando e então decidimos ter filhos logo e, três meses depois de casados, Telma engravidou da nossa primeira filha.

O fato é que a realidade da vida precisa ser compartilhada, analisada e levada aos pés de nosso Deus, pois é Ele quem instituiu a família e é Ele quem a sustenta.

“Senhor, quero consagrar minha família a Ti, assim como cada acontecimento em nossas vidas. Desejo ser guiado e sustentado por Ti. Tira do meu coração toda a angústia pelos sonhos não realizados e coloca a fé em Ti, pois sei que fará abundantemente mais do que possa sonhar ou pedir. Em nome de Jesus, amém!”

Luis Antonio Luize



Uma Parceria Diária com Deus
Edificando o Povo de Deus pela Internet

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.